Kaká pede mais campanhas que priorizem respeito a ciclistas e pedestres — Rádio Senado

Kaká pede mais campanhas que priorizem respeito a ciclistas e pedestres

LOC: TERMINA NESTA QUINTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO, A SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO. O TEMA ADOTADO PARA 2014 FOI "CIDADE PARA AS PESSOAS: PROTEÇÃO E PRIORIDADE AO PEDESTRE"

LOC: E PARA O SENADOR KAKÁ ANDRADE, DO PDT DE SERGIPE, FALTAM CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA QUE OS MOTORISTAS RESPEITEM CICLISTAS E PEDESTRES. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI: 

TÉC: Os debates promovidos durante esta edição da Semana Nacional de Trânsito trataram de mudanças na legislação de forma a privilegiar os pedestres, em vez da circulação de carros. Segundo um levantamento feito pela seguradora responsável pelas indenizações do DPVAT, que é o seguro obrigatório pago anualmente pelos donos de automóveis, no primeiro semestre deste ano, cerca de 370 pedestres e ciclistas se envolveram em acidentes de trânsito diariamente nas ruas do país, com 43 mortes também diárias. Para reverter esse cenário, o senador Kaká Andrade, do PDT de Sergipe, defendeu mais rigor na lei de trânsito e campanhas educativas para que o pedestre seja respeitado:  

(KAKÁ ANDRADE) Que seja uma coisa mais perene, que objetive efetivamente resguardar a pessoa humana, resguardar a vida, resguardar a família do povo brasileiro, que tem diariamente pessoas mutiladas fisicamente, mas também famílias mutiladas no sentimento de perda de um ente querido. E, acima de tudo, que se pense em educação para que as pessoas incorporem no seu DNA a visão de que todos no trânsito somos pedestres, que precisamos preservar a vida. 

(MAURÍCIO) Os motociclistas continuam sendo os campeões nos pedidos de indenização junto ao DPVAT. Os pedestres e ciclistas vêm em segundo lugar. Além dos pagamentos por morte, o DPVAT liberou mais de 50 mil indenizações no primeiro semestre deste ano a pedestres vítimas de invalidez permanente. A Semana Nacional de Trânsito é promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro. O objetivo é discutir ações que possam contribuir para a preservação da vida nas ruas do país.
25/09/2014, 12h33 - ATUALIZADO EM 25/09/2014, 12h33
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00