Oposição quer convocar envolvidos no mensalão para depor na CPI mista — Rádio Senado

Oposição quer convocar envolvidos no mensalão para depor na CPI mista

LOC: A OPOSIÇÃO QUER CONVOCAR ENVOLVIDOS NO MENSALÃO PARA DEPOR NA CPI MISTA DA PETROBRAS.  

LOC: GOVERNISTAS INSISTEM NA INVESTIGAÇÃO DO SUPOSTO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO A PARTIR DA DELAÇÃO PREMIADA DE EX-DIRETOR. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Diante da recusa do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, de colaborar com as investigações da CPI Mista, a oposição quer convocar alguns dos envolvidos com o esquema do mensalão. Integrante da extinta CPI dos Correios, o deputado Onyx Lorenzoni do Democratas gaúcho argumentou que personagens do escândalo de caixa dois de campanha no governo do ex-presidente Lula aparecem no esquema de lavagem de dinheiro de contratos da Petrobras com empresas do doleiro Alberto Youssef. Onyx Lorenzoni citou ainda que o operador do mensalão, Marcos Valério, teria dito à Polícia Federal que a operação não estava restrita aos Correios, apontando desvio de recursos de contratos da Petrobras. 

(Onyx Lorenzoni ) É essencial ouvir o Marcos Valério. Se tu vais às operações do mensalão, tu vais encontrar Yousseff e Enivaldo Quadrado. O que demonstra que as questões do mensalão e da Petrobras estão intimamente imbricadas, são irmãs gêmeas as operações. 

(Repórter) A senadora Vanessa Grazziotin do PC do B do Amazonas defende que a CPI Mista foque nas denúncias da Petrobras, especialmente, na delação premiada do ex-diretor da estatal, Paulo Roberto Costa. Mas adiantou que os governistas não vão derrubar os requerimentos de convocação dos réus do mensalão se forem convencidos de que esses depoimentos vão contribuir com as investigações da Petrobras. (Vanessa) Se houver qualquer justificativa plausível comprovadamente, não tem porque não aprovarmos o requerimento. Agora, se ficar claro que é apenas uma tentativa de incluir pessoas que sequer constam de qualquer depoimento, de qualquer empresa ou de qualquer processo, eu creio que não deva ser aprovado. 

(Repórter) Os integrantes da CPI Mista da Petrobras só deverão se reunir após as eleições de outubro quando vão votar centenas de requerimentos.
19/09/2014, 07h59 - ATUALIZADO EM 19/09/2014, 07h59
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00