CDH vai debater direitos e perspectivas da pessoa com deficiência — Rádio Senado

CDH vai debater direitos e perspectivas da pessoa com deficiência

LOC: OS DIREITOS E AS PERSPECTIVAS DOS DEFICIENTES SERÃO DISCUTIDOS NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA PELA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO. 

LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA LEMBRA O DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, COMEMORADO EM 21 DE SETEMBRO. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) Cerca de 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. O equivalente a mais de 45 milhões de pessoas, de acordo com o último Censo do IBGE, divulgado em 2010. Já a Organização das Nações Unidas estima que, mundialmente, esse dado ultrapasse a marca de 600 milhões de habitantes. Com a intenção de dar visibilidade às necessidades dessas pessoas, é celebrado em 21 de setembro o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A Comissão de Direitos Humanos debate, um dia após a data, as perspectivas para quem sofre com o problema. A audiência pública foi pedida pela senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, presidente da CDH, que afirmou que é preciso mais esforço para garantir os direitos dos deficientes. 

(Ana Rita ) Apesar de já termos avançado na legislação com relação ao direito da pessoa, é importante que a sociedade e o governo, as autoridades avancem mais no sentido de garantir esses direitos, como por exemplo direito à mobilidade, direito a ter, pra quem é deficiente visual, a linguagem em braile. 

(Repórter) Ana Rita afirmou ainda que a sociedade também tem papel fundamental nesta causa. Ela acredita que a população já compreendeu que a pessoa com deficiência também deve ter seus direitos respeitados. 

(Ana Rita) mas volta e meia nós percebemos que esses direitos são negligenciados e a sociedade precisa compreender isso. Como por exemplo, uma vaga no estacionamento destinada à pessoa com deficiência, volte e meia a gente vê pessoas que não tem nenhuma deficiência ocupando essas vagas como se não tivesse ferindo o direito das pessoas. 

(Repórter) Estão convidados para o encontro representantes de entidades que lutam pelos direitos da pessoa com deficiência, da Confederação Nacional do Comércio e do Ministério da Previdência e Assistência Social. A audiência também será aberta à população, que poderá interagir pelo portal e-Cidadania ou pelo Alô Senado, no número 0800 61 22 11.
19/09/2014, 04h21 - ATUALIZADO EM 19/09/2014, 04h21
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00