PEC exige maior apoio popular para criação de partidos — Rádio Senado

PEC exige maior apoio popular para criação de partidos

LOC: PROPOSTA DO SENADOR VALDIR RAUPP EXIGE MAIOR APOIO POPULAR PARA CRIAÇÃO DE PARTIDOS POLÍTICOS.  

LOC: PARA O SENADOR DO PMDB DE RONDÔNIA, O EXCESSO DE SIGLAS CAUSA CORRUPÇÃO E AUMENTO DE GASTOS PÚBLICOS. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

(Repórter) A Proposta de Emenda Constitucional aumenta para 1% o número mínimo de assinaturas de eleitores exigido para a criação de um partido político, o que equivale hoje a cerca de 1 milhão e 300 mil apoiadores. Atualmente, a lei prevê apenas meio por cento dos votos válidos na última eleição para a Câmara dos Deputados. Os apoiadores da sigla a ser criada devem estar distribuídos por 17 estados e mais o Distrito Federal, com ao menos um em cada região. E as assinaturas devem ter o apoio de 0,3% dos eleitores de cada uma das 18 unidades da federação. Para o autor da PEC, senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, a criação de partidos atualmente é feita sem um programa político voltado para a sociedade, e atende interesses individuais, o que fragiliza a democracia. 

(Valdir Raupp) Quanto mais séria for a criação de um partido mais respeitabilidade, mais apoiamento esse partido vai ter. Agora criar partido por criar. Um partido é para representar todas as classes, todas as categorias. Agora eles querem que cada partido represente uma categoria, uma classe. Isso não vai dar certo. Por isso que eu estou querendo de certa forma aprovar essa cláusula de barreira aumentando para um milhão e trezentos mil filiados. 

(Repórter) Raupp reclama do excesso de partidos políticos no Brasil. Para ele, as legendas em excesso trazem problemas e gastos aos cofres públicos. 

(Valdir Raupp) Quanto mais partido, mais complicação, mais confusão, mais cargo, mais ministério, mais corrupção. Cada partido quer fazer mais deputado, quer fazer mais prefeito, quer fazer mais governador, quer fazer mais parlamentares, e ai vai atrás também dos recursos, dos financiamentos de campanha, então, quanto mais partido, mais problemas. 

(Repórter) A proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e, agora, aguarda votação em Plenário.
16/09/2014, 07h13 - ATUALIZADO EM 16/09/2014, 07h13
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00