Pesquisa mostra que 94% dos moradores de favelas se sentem felizes — Rádio Senado

Pesquisa mostra que 94% dos moradores de favelas se sentem felizes

LOC: PESQUISA MOSTRA QUE 94% DOS MORADORES DE FAVELAS SE SENTEM FELIZES. AS PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES ENVOLVEM SEGURANÇA E INFRAESTRUTURA. 

LOC: OS DADOS SÃO DO LIVRO "UM PAÍS CHAMADO FAVELA", LANÇADO NESTA SEGUNDA-FEIRA, COMO CONTA A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

TEC: Se fossem um estado, as favelas brasileiras seriam o quinto maior do país em termos sócio-demográficos. São mais de doze milhões de moradores que dizem, em sua maioria, que não sairiam de suas casas nem que sua renda dobrasse. Apesar disso, questionam a falta de segurança e de infraestrutura nas comunidades. Os dados são da mais ampla pesquisa já feita sobre favelas brasileiras, transformada no livro “Um País Chamado Favela”. Para o presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul, dentre os itens de infraestrutura é fundamental investir em saneamento básico para evitar a proliferação de doenças. 

(Moka) O saneamento básico guarda uma relação muito próxima com saúde. Cada real investido em saneamento básico você economiza 4 reais em termos de saúde, porque o saneamento básico ele é preventivo. O índice de mortalidade infantil onde não tem saneamento básico ele é muito mais alto.  

(REP) A falta de creches também é uma das principais demandas apresentadas. Isso porque 43% das moradoras de favelas são chefes de família e 21% são mães solteiras. A procuradora da mulher no Senado, senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, defende a universalização do acesso a creches.

(Vanessa) Para as famílias atuais, modernas, em que trabalham fora tanto o pai quanto a mãe, ter creche é fundamental para a qualidade de vida e principalmente para a emancipação da mulher. Porque hoje a nossa realidade é que ambos trabalham fora para complementar a renda da família.

(REP). Para escrever "Um País Chamado Favela", os autores Celso Athayde e Renato Meirelles ouviram 2 mil pessoas em 63 favelas de 35 cidades brasileiras.
15/09/2014, 06h05 - ATUALIZADO EM 15/09/2014, 06h05
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00