Projeto assegura direitos a futuros craques descobertos por olheiros — Rádio Senado

Projeto assegura direitos a futuros craques descobertos por olheiros

LOC: O ESPORTE BRASILEIRO – EM ESPECIAL O FUTEBOL – PRECISA, URGENTEMENTE, CUIDAR MELHOR DA BASE, DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE FUTUROS CRAQUES. 

LOC: É O QUE PENSA O SENADOR HUMBERTO COSTA, DO PT DE PERNAMBUCO. ELE APRESENTOU UM PROJETO PARA REGULAMENTAR A ATIVIDADE DE “OLHEIRO”, UMA PESSOA QUE PODE SER RECRUTADA PELO CLUBE PARA OBSERVAR JOVENS PROMESSAS. 

Repórter: A ideia é criar um cadastro de “olheiros” e exigir a autorização dos pais ou representantes legais para que os jovens façam testes num clube esportivo. O autor do projeto de lei, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, disse em entrevista ao programa Conexão Senado, da Rádio Senado, que é preciso dar mais transparência à atuação dos “observadores de atletas em formação”. 

Humberto Costa: Nós temos situações que, pela ausência de regulamentação, até mesmo indivíduos identificados como pedófilos passam a ter um acompanhamento permanente de alguns jovens, há algumas coisas que são feitas à revelia dos próprios pais ou responsáveis e há também processos de exploração desses adolescentes e dessas crianças que nos fazem entender que é necessário estabelecer uma regulamentação para esse tipo de atividade que é muito importante. 

Repórter: Para Humberto Costa, a regulamentação da atividade dos “olheiros” vai dar mais força à chamada “base”, responsável por revelar novos talentos. 

Humberto Costa: Isso vai nos dar um certo controle sobre os jovens que muito cedo saem, inclusive do país, para jogar em outros lugares, muitas vezes sem a mínima proteção. Eu acho que é uma das medidas que podem ajudar, juntamente com outras, num melhor processo de modernização do nosso futebol, de melhor profissionalização. 

Repórter: O projeto do senador Humberto Costa será analisado primeiro pelos senadores da Comissão de Constituição e Justiça e depois na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. 
12/09/2014, 12h13 - ATUALIZADO EM 12/09/2014, 12h13
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00