Congresso lembra Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio — Rádio Senado

Congresso lembra Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

LOC: O PALÁCIO DO CONGRESSO FICARÁ ILUMINADO DE AMARELO PARA MARCAR O DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO, CELEBRADO EM 10 DE SETEMBRO. 

LOC: A CAMPANHA FOI IDEALIZADA PELO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA E PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA, PARA CHAMAR ATENÇÃO PARA OS ALTOS ÍNDICES DE SUICÍDIO. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde, o Brasil teve um aumento de mais de dez por cento na taxa de suicídios entre os anos 2000 e 2012, ficando em quarto lugar entre os países da América Latina. Na frente, estão Guatemala, com um crescimento de 20%; México, com 16%; e Chile, com 14%. Apesar desse índice, o Brasil lidera a lista de países latino-americanos quando somados os números totais de suicídios. Foram quase doze mil entre 2010 e 2012. Para o senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, esse número indica que é preciso estudar urgentemente os fatores que levam ao ato. 

(Paulo Davim) É um número alarmante. Isso denota que está acontecendo alguma coisa de errado. Isso é gravíssimo. Exige do governo um rápido estudo no sentido de tentar interpretar, entender, diagnosticar o que os números apontaram sobre o Brasil. 

(Repórter) O estudo indica ainda que 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo. Aproximadamente uma a cada quarenta segundos. A OMS trabalha para diminuir essa taxa em dez por cento até 2020. No Brasil, os Centros de Apoio Psicossocial oferecem assistência médica para tentar combater o ato. Além disso, a rede pública de saúde disponibiliza medicamentos gratuitos para doenças psiquiátricas, como a depressão, que pode levar ao suicídio. Mas, para Paulo Davim, deve ser feito um esforço para diagnosticar precocemente o problema, seja por simples observação no ambiente de trabalho ou em casa. 

(Paulo Davim) Não adianta oferecer a estrutura se não tiver alguém para detectar precocemente o distúrbio de comportamento inicial, que vai se agravando até chegar ao máximo. Então eu acho que toda essa estrutura é importante, mas mais importante é fazer o diagnóstico precoce para que possa se encaminhar em tempo hábil. 

(Repórter) Em todo o planeta, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos. A primeira é acidentes de trânsito. A maior parte dos que cometem o ato tem mais de setenta anos.
10/09/2014, 05h29 - ATUALIZADO EM 10/09/2014, 05h29
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00