Brasil gasta três vezes menos com educação pública que demais países da OCDE — Rádio Senado

Brasil gasta três vezes menos com educação pública que demais países da OCDE

LOC: O BRASIL GASTOU COM EDUCAÇÃO PÚBLICA O QUE CORRESPONDE A UM TERÇO DO QUE GASTAM OS PAÍSES DA ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, OCDE. 

LOC: É O QUE REVELA O ESTUDO "OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO 2014", QUE ANALISOU OS SISTEMAS DE ENSINO DOS 34 PAÍSES MEMBROS DA OCDE, ALÉM DO BRASIL, ARGENTINA, CHINA, COLÔMBIA ÍNDIA, INDONÉSIA, RÚSSIA, ARÁBIA SAUDITA E ÁFRICA DO SUL. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(Repórter) Segundo o relatório anual da OCDE sobre educação, enquanto os países desenvolvidos membros da organização desembolsaram 8 mil 952 dólares por estudante em 2011, o Brasil investiu 2 mil 985 dólares no mesmo período. Trata-se do segundo valor mais baixo entre todos os países analisados. O relatório elogia o esforço brasileiro na ampliação dos investimentos se considerado o percentual em relação ao Produto Interno Bruto. Com gastos que correspondem a 6,1% do PIB em 2011, o Brasil ficou acima da média dos países da OCDE, de 5,6%. Também ficou acima da média dos vizinhos latino-americanos como Chile ou México. Segundo o relatório, o Brasil apresenta a maior diferença entre o dinheiro aplicado nas instituições públicas de ensino superior e fundamental: Foram 10 mil 902 dólares anuais gastos por universitário contra 2 mil 673 por aluno dos cinco primeiros anos do ensino fundamental. O senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, lembrou que o Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Congresso e sancionado em junho, é um marco na garantia da educação como prioridade absoluta do país. 

(Eunício Oliveira) O PNE estabelece vinte metas a serem cumpridas nos próximos dez anos. Entre elas, que o investimento público em educação saia de 5,5 por cento para atingir 10 por cento nos próximos anos do Produto Interno Bruto. A destinação do percentual dos royalties do Petróleo para educação.. vai ajudar a viabilizar essa expansão tão necessária. 

(Repórter) A OCDE é responsável pela aplicação e divulgação dos resultados do Pisa, Programa Internacional de Avaliação de Alunos. Na última edição, que testa alunos de 15 anos de idade, o Brasil ficou na posição 58 em matemática, e 59 em ciências.
09/09/2014, 12h52 - ATUALIZADO EM 09/09/2014, 12h52
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00