Senado participa de encontro com 7 países de língua portuguesa — Rádio Senado

Senado participa de encontro com 7 países de língua portuguesa

LOC: ENCONTRO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS REÚNE REPRESENTANTES DE SETE PARLAMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 

LOC: NA OCASIÃO, O SENADO FEDERAL APRESENTOU DOIS PROJETOS: O JOVEM SENADOR E O PORTAL E-CIDADANIA. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM.  

(Repórter) O encontro reúne os secretários gerais de sete países que tem o português como idioma oficial: Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Portugual e Timor-Leste. O objetivo é discutir ações estratégicas para os parlamentos desses países, como aumentar a participação e a comunicação popular no Poder Legislativo. O atual presidente da Associação dos Secretários Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa e diretor geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio, destacou a troca de experiências como o item principal do encontro. 

(Sérgio Sampaio) Aqui também se estabelece uma rede de cooperação. Os secretários-gerais, os diretores-gerais se conhecem, e isso facilita muito o contato no dia-a-dia quando um quer buscar uma informação com outro, saber como procede em relação a determinado assunto. Há uma série de ações que são muito proveitosas no sentido do desenvolvimento e aperfeiçoamento desses parlamentos. 

(Repórter) O Senado Federal apresentou dois programas desenvolvidos pela Casa. O Jovem Senador, que seleciona estudantes do Brasil por meio de redações, para vivenciarem de perto o trabalho dos senadores; e o portal e-Cidadania, um espaço de colaboração popular, onde os cidadãos podem sugerir e apoiar novos projetos de lei. O presidente do Comitê Gestor do Portal, Flávio Heringer, afirmou que essa é uma ação que deve ser pensada nos outros parlamentos. 

(Flávio Heringer) Nós entendemos que é uma experiência que deve ser estimulada e desenvolvida não só nos outros parlamentos da língua portuguesa, mas também até mesmo dentro do Brasil, nas nossas instâncias diversas da federação, seja nos municípios, no estado. À medida que o cidadão conhece e participa como cidadão, ele vai ver a política também como algo nobre e digno de se envolver com ela. 

(Repórter) Dos países de língua portuguesa, apenas São Tomé e Príncipe não participa do encontro.

LOC: NO EVENTO, QUE TERMINA NA QUARTA-FEIRA, SERÁ DECIDIDO TAMBÉM O NOVO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS SECRETÁRIOS GERAIS DOS PARLAMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA.
08/09/2014, 07h06 - ATUALIZADO EM 08/09/2014, 07h06
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00