Agosto teve a menor produção de energia hidrelétrica em nove anos — Rádio Senado

Agosto teve a menor produção de energia hidrelétrica em nove anos

LOC: AGOSTO TEVE A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DE ORIGEM HIDRÁULICA MAIS BAIXA EM NOVE ANOS.  

LOC: SENADORES DEFENDEM A DIVERSIFICAÇÃO DA MATRIZ ENERGÉTICA NO BRASIL E AGILIDADE NA CONSTRUÇÃO DE PEQUENAS CENTRAIS ELÉTRICAS. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) O Sistema Elétrico Nacional recebeu apenas 40,5 mil megawatts de energia no mês passado. Segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS, o montante é o menor para o mês desde 2004. O fraco desempenho está relacionado à seca que atinge o Nordeste e também o Sudeste do país desde o início do ano. A baixa geração hidrelétrica de agosto se destaca ainda mais quando contraposta ao potencial de geração de 9 anos atrás: 10% inferior ao atual. Ou seja, o número de hidrelétricas aumentou, mas elas geram praticamente a mesma quantidade de energia da última década. Na opinião do senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, não basta investir em infraestrutura. 

(Inácio Arruda) “Nós aumentamos a capacidade instalada para geração hidrelétrica, mas nós não comandamos as precipitações pluviométricas. O regime hidrológico é um processo natural, tem ciclos difíceis. Não depende apenas de você ter capacidade de construir e instalar uma usina de geração hidrelétrica.” 

(Repórter) Arruda exemplifica que após ter que lidar com diversas crises no passado, o Ceará criou uma infraestrutura para variar as fontes energéticas. 

(Inácio Arruda) “A demanda também multiplicou-se muito e você não pode depender de um único sistema de geração. Nós temos uma forte presença na geração hídrica. Tanto que o estado do Ceará que está passando pelo período mais longo estiagem dos últimos talvez 30 anos, mas ao mesmo tempo nós estamos gerando eólica e térmica. Nós estamos exportando energia.” 

(Repórter) O Brasil tem hoje 1.137 hidrelétricas em operação. Juntas, elas geram 67% da energia do país. Em julho, o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, cobrou que a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, analisasse mais rapidamente os projetos de construção de pequenas centrais hidrelétricas. Segundo Raupp, cerca de 640 projetos de construção de PCHs, como são conhecidas, estão parados. Elas têm o potencial de gerar sete mil megawatss.
08/09/2014, 07h18 - ATUALIZADO EM 08/09/2014, 07h18
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00