Ideb indica melhora no ensino fundamental e piora no ensino médio — Rádio Senado

Ideb indica melhora no ensino fundamental e piora no ensino médio

LOC: DADOS DO IDEB INDICAM MELHORA NO ENSINO FUNDAMENTAL, MAS APONTAM QUEDA NAS NOTAS DO ENSINO MÉDIO. OS NÚMEROS FORAM DIVULGADOS NA SEXTA-FEIRA. 

LOC: PARA O SENADOR PAULO PAIM, O RESULTADO NEGATIVO NO ENSINO MÉDIO É FRUTO DE EDUCAÇÃO PRECÁRIA DURANTE A INFÂNCIA. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB de 2013, divulgados pelo Ministério da Educação, assinalam uma melhora no Ensino Fundamental. A meta estipulada para os anos iniciais, que vão do primeiro ao quinto ano, foi superada em 0,3 ponto, totalizando 5,2 pontos. Para os anos finais, houve melhora, mas o índice ficou abaixo da meta. O índice é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, o Saeb, e pela taxa média de aprovação percentual. O rendimento escolar de mais de 15 milhões estudantes desta etapa faz parte da estatística. Destes, mais de 13 milhões são alunos da rede pública. Quase 70% dos municípios brasileiros atingiram suas metas. Para o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, o resultado é um indicativo positivo das políticas educacionais no País. 

(Paulo Paim) “As metas do governo estão sendo atingidas. Sinal que o Ministério da Educação está na linha correta. As políticas de educação estão dando certo e estamos avançando em uma educação de qualidade. Isso é muito bom pra todos nós, pro povo brasileiro, já que a verdadeira revolução na perspectiva de sermos um País de primeiro mundo passa por avanços na educação.”  

(Repórter) Já as notas do Ensino Médio estadual caíram em dezesseis estados, entre eles São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina. Na opinião de Paim, a redução é atribuída à qualidade precária da educação oferecida a estes alunos quando eram mais novos. 

(Paulo Paim) “É fruto ainda de equívocos da educação do passado. E que agora naturalmente com essa metodologia usada pelo governo, a tendência é ir caindo esses dados, já que as novas gerações deram um salto de qualidade. E nos alunos mais velhos, esperamos que o quadro vá modificando e a gente possa no futuro assegurar que em todos os níveis tenham significado um avanço qualitativo.” 

(Repórter) A média do Ideb para o Ensino Médio estadual não caiu em relação a 2011 e se manteve em 3,4 pontos. Isso porque a nota em outros nove estados cresceu, como no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás, que passou para o topo do ranking. Já a rede privada apresentou queda, passando de 5,7 para 5,4.
05/09/2014, 07h56 - ATUALIZADO EM 05/09/2014, 07h56
Duração de áudio: 02:35
Ao vivo
00:0000:00