Comissão deve analisar MP da Aviação Regional depois do 1º turno das eleições — Rádio Senado

Comissão deve analisar MP da Aviação Regional depois do 1º turno das eleições

LOC: FICOU PARA DEPOIS DO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES A DEFINIÇÃO DE PRESIDENTE E RELATOR DA COMISSÃO MISTA QUE CRIA INCENTIVOS PARA A AVIAÇÃO REGIONAL 

LOC: O COLEGIADO DEVE SE REUNIR AGORA NO PRÓXIMO ESFORÇO CONCENTRADO, PREVISTO PARA 7 DE OUTUBRO. REPÓRTER CINTHIA BISPO

TÉC: A medida provisória 652 cria o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, para subsidiar as companhias aéreas em voos com origem ou destino em aeroportos regionais. Pela proposta, o benefício será concedido para o pagamento dos custos de tarifas, limitado a 60 assentos por voo ou metade das cadeiras ofertadas, e parte dos custos das companhias. O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, defende a iniciativa para auxiliar na redução dos preços das passagens aéreas. Ele ainda reclamou que, em muitos casos, os voos nacionais estão mais caros que os internacionais. 

(Davim) De Natal para Brasília sai mais caro do que Natal para Lisboa. É um contrassenso, não da para entender. Que mecanismo é esse. Então, muitas vezes a aeronave vem sem sua lotação porque não conseguiu vender as passagens porque os preços são muito altos. 

(Rep).: Apenas as empresas que fazem voos em aeroportos com movimentação de até 1 milhão de passageiros por ano serão atendidas pelo programa. Para o senador José Pimentel, do PT do Ceará, para melhorar a economia, o Brasil precisa de excelente infraestrutura. 

(Pimentel) A medida provisória tem o objetivo de fortalecer a aviação regional. O Brasil é a sétima potencial do planeta, tem a necessidade de ampliar os seus aeroportos regionais como forma de agilizar o deslocamento de pessoas via aérea, e também de cargas. E com isso intensificar a nossa economia através desse mecanismo.

 (Rep) Essa é a segunda etapa do Plano de Aviação Regional, que propõe melhorias em 270 aeroportos regionais brasileiros.
03/09/2014, 07h12 - ATUALIZADO EM 03/09/2014, 07h12
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00