Randolfe denuncia Anatel por omissão na garantia da qualidade da telefonia — Rádio Senado

Randolfe denuncia Anatel por omissão na garantia da qualidade da telefonia

LOC: O SENADOR RANDOLFE RODRIGUES DENUNCIOU A AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES POR OMISSÃO NA GARANTIA DA QUALIDADE DA TELEFONIA NO BRASIL. 

LOC: DOIS ESTADOS DA REGIÃO NORTE FICARAM SEM ACESSO À INTERNET, E O SENADOR FALOU SOBRE O ASSUNTO NO PROGRAMA CONEXÃO SENADO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) No dia 21 de agosto, os habitantes do Amapá e de Roraima perderam a conexão à internet por várias horas. A razão da pane, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, foi um rompimento em um cabo do Linhão de Tucuruí, que derrubou todo o sistema. O senador do Psol do Amapá, Randolfe Rodrigues, não está convencido, no entanto, da causa. Ele lembra que as interrupções no serviço são recorrentes, e não poupou críticas à Anatel, que considera negligente na fiscalização das operadoras. 

(Raldolfe Rodrigues) A Anatel tem tido a mesma utilidade para o Brasil que o ministério da marinha da Bolívia. Talvez o ministério da marinha da Bolívia tenha uma utilidade maior para aquele País porque lá eles pelo menos buscam uma saída para o mar. Nem isso a Anatel busca para o Brasil, a saída para os problemas da telefonia. Ao invés de serem defensores da sociedade como agência reguladora, eles têm se portado como defensores dos interesses das operadoras de telefonia. 

(Repórter) Randolfe entrou com uma representação no Ministério Público Federal contra a Anatel por omissão, e vai apresentar outra no Ministério Público do Amapá, contra as empresas. Ele defendeu ainda medidas duras contra os diretores da agência reguladora, em especial no momento da recondução ao cargo, que passa pelo Senado. 

(Randolfe Rodrigues) O que nós, Senado da República temos que fazer é, na próxima sabatina e votação dos dirigentes da Anatel, vamos votar contra. Esses dirigentes da Anatel não têm mais condições morais, políticas, de serem dirigentes. Eles são serviçais das operadoras, são capachos das operadoras. Estão a serviço do mercado. Os demais senadores têm que acompanhar o meu voto e rejeitá-los da frente da Anatel. 

(Repórter) O senador destacou ainda que as representações não dizem respeito somente à suspensão temporária da internet na região norte, mas à qualidade do serviço prestado pelas operadoras em todo o País. Caso os ministérios públicos aceitem as denúncias, as empresas e a Anatel poderão responder por danos aos direitos dos consumidores.
01/09/2014, 03h53 - ATUALIZADO EM 01/09/2014, 03h53
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00