Estudo da Consultoria do Senado avalia forma como brasileiros se alimentam — Rádio Senado

Estudo da Consultoria do Senado avalia forma como brasileiros se alimentam

LOC: O PAÍS PRECISA DAR MAIS ATENÇÃO PARA A FORMA COMO OS BRASILEIROS ESTÃO SE ALIMENTANDO. SENADOR PAULO PAIM AFIRMA QUE OBESIDADE INFANTIL JÁ É EPIDEMIA NO MUNDO. 

LOC: E ESTUDO DA CONSULTORIA DO SENADO MOSTRA QUE ALIMENTAÇÃO COM BAIXO VALOR NUTRITIVO NÃO TEM LIGAÇÃO DIRETA COM A RENDA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: Um estudo feito pela consultoria do Senado mostra que o Brasil reduziu o número de pessoas que enfrentam desnutrição grave. Mas isso não quer dizer que os brasileiros estão consumindo uma alimentação considerada de qualidade, como frutas, verduras, legumes e proteínas. Autor do estudo sobre a segurança alimentar no Brasil, o consultor Henrique Salles Pinto afirmou que o consumo de alimentos ricos em açúcar, gorduras e sódio, considerados de baixa qualidade nutricional, é comum em todas as camadas sociais, e não tem ligação direta com a renda. 

(Henrique Salles Pinto) Com o aumento da renda do brasileiro, não necessariamente o brasileiro investe essa renda em uma alimentação de qualidade, e esse problema ele não se restringe as classes menos favorecidas. As classes de maior poder aquisitivo também tem essa dificuldade. 

(REPÓRTER) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, lembrou que o número de adultos e crianças acima do peso já é preocupante. 

(Paulo Paim) A obesidade infantil já é considerada uma epidemia mundial e, no Brasil, sua prevalência aumentou 50% nos últimos 10 anos. Que a nossa gente, o nosso povo entenda que a obesidade é o mal do momento e tem que ser combatido. 

(REPÓRTER) Em 2006 foi sancionada a criação do sistema nacional de segurança alimentar. O objetivo era conectar as ações do governo e da sociedade para combater a fome e melhorar a distribuição dos alimentos no país. As ações previam desde a ampliação da agricultura familiar até a conservação da biodiversidade e a promoção da saúde. O consultor Henrique Salles Pinto destacou que diversas iniciativas implantadas desde 2006 ajudam a população de baixa renda a ter acesso a alimentos mais nutritivos, como os restaurantes populares e o programa nacional de merenda escolar. A coordenação dos trabalhos do sistema nacional de segurança alimentar é responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
28/08/2014, 06h13 - ATUALIZADO EM 28/08/2014, 06h13
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00