Faixa de 700 MHz será leiloada por, pelo menos, R$ 7 bilhões — Rádio Senado

Faixa de 700 MHz será leiloada por, pelo menos, R$ 7 bilhões

LOC: A FAIXA DE 700 MHZ SERÁ LEILOADA POR, PELO MENOS, 7 BILHÕES E 700 MILHÕES DE REAIS. 

LOC: ATUALMENTE, A FREQUÊNCIA É USADA PELA TV ANALÓGICA E SERÁ DESTINADA A OPERADORAS TELEFÔNICAS PARA QUE IMPLANTEM A TECNOLOGIA 4G. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) O leilão da faixa de 700 MHz deve ocorrer no dia 30 de setembro. A estimativa é que sejam arrecadados pelo menos 7 bilhões e 700 mil reais, correspondentes à soma do lance mínimo de cada um dos seis lotes disponíveis dentro da frequência. O valor pode ser ainda maior, caso mais de uma operadora telefônica se interesse na aquisição dos lotes. As empresas vencedoras também terão que arcar com mais de 3 bilhões de reais em custos da "limpeza" da faixa, ocupada atualmente por canais de TV aberta. Como o sinal analógico das TVs será totalmente desligado até novembro de 2018 e substituído pelo padrão digital, a faixa ficará livre e será liberada para a tecnologia 4G. Isso porque a faixa de 700 MHz é mais favorável à difusão do serviço de banda larga móvel no interior do País do que a frequência atual, de 2,5 gHz. Uma preocupação do Conselho de Comunicação Social do Senado é que haja interferência na TV digital, já que as faixas dos dois serviços são bem próximas. O assunto vem sendo discutido na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. O presidente do colegiado, senador Zezé Perrella, do PDT de Minas Gerais, acredita que o problema não deve ocorrer, se a liberação da faixa for feita de forma bem planejada. 

(Zezé Perrella) “Internet hoje é uma grande realidade no mundo inteiro. É o principal meio de comunicação, mais importante hoje até que a própria TV aberta. Eu tenho certeza que se for feita uma coisa bem feita não vai prejudicar nenhuma delas. O importante é que a gente possa levar a Internet pros interiores, pros rincões mesmo, onde existe uma demanda grande e o serviço não chega com qualidade”.  

(Repórter) Zezé Perella também defende a fiscalização das empresas vencedoras do leilão para garantir o bom funcionamento da tecnologia. 

(Zezé Perrella) “Esse leilão é importante, é uma reivindicação importante do setor. Agora o mais importante é que o Governo, depois do leilão, tenha uma efetiva fiscalização, para que as coisas realmente funcionem.” 

(Repórter) Além da possibilidade de expansão do serviço a todo o território nacional, outra vantagem da sucessora da 3G é a maior velocidade e capacidade de transmissão de dados.
26/08/2014, 07h00 - ATUALIZADO EM 26/08/2014, 07h00
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00