CE debate criação de sistema de atendimento psicológico para alunos e professores — Rádio Senado

CE debate criação de sistema de atendimento psicológico para alunos e professores

LOC: O PROJETO QUE CRIA UM SISTEMA DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO PARA ALUNOS E PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS JÁ ESTÁ EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. 

LOC: A IDEIA É FRUTO DA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NO PROGRAMA “JOVEM SENADOR”. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) A proposta nasceu durante o programa “Jovem Senador”, fruto da iniciativa das estudantes Dielem Campos, Jacqueline Moro e Wenia Oliveira. Pelo projeto, os sistemas de ensino deverão oferecer auxílio psicológico e psicopedagógico, individual ou coletivo, para os estudantes, professores e demais profissionais das escolas públicas. O texto já foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos com relatório do senador João Capiberibe, do PSB do Amapá. A iniciativa também deixa claro que a estrutura deverá ser formada por profissionais concursados, que elaborarão seus planos de ação junto às direções das escolas. De acordo com a justificativa apresentada pelas estudantes, é preocupante hoje a situação envolvendo uma parte significativa dos alunos das escolas públicas, pois estaria crescendo o número de jovens que tem a aprendizagem prejudicada por causa de fatores sociais, pessoais e familiares. O stress excessivo também estaria se abatendo sobre os professores, desmotivados e com casos freqüentes de depressão e síndrome de Burn-out. João Capiberibe, que também faz parte da Comissão de Educação, explica porque acredita na união efetiva da intervenção psicológica com as escolas. 

(João Capiberibe) Eu acho que é fundamental que haja esta assistência na escola, e que haja uma extensão da escola com a comunidade também. Nós temos hoje graves problemas nas nossas escolas, têm o problema de violência causado evidentemente por uma série de fatores sociais, alguns econômicos. E eu considero que é importante sim que nós dotemos as nossas escolas de profissionais que possam reduzir estas tensões, que possam assistir alunos e professores. 

(Repórter) O relator do projeto na Comissão de Educação é o senador Eduardo Braga do PMDB do Amazonas. A proposta deverá passar também pela Comissão de Assuntos Sociais.
25/08/2014, 03h47 - ATUALIZADO EM 25/08/2014, 03h47
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00