Projeto proíbe cigarro em parques infantis e áreas de prática esportiva — Rádio Senado

Projeto proíbe cigarro em parques infantis e áreas de prática esportiva

LOC: PROJETO DO SENADO PROÍBE O CONSUMO DE CIGARRO EM PARQUES INFANTIS E ÁREAS DE PRÁTICA ESPORTIVA.  

LOC: O OBJETIVO É EVITAR A BANALIZAÇÃO DO HÁBITO DE FUMAR EM ESPAÇOS FREQUENTADOS POR CRIANÇAS E ATLETAS. REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) Já é proibido por lei fumar em locais fechados, em aeronaves e veículos de transporte coletivo. Agora, um Projeto de Lei do Senado quer incluir na lista o consumo de cigarro, charuto, cachimbo, derivados ou não do tabaco, em parques infantis e áreas de prática esportiva, abertos ou fechados. O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, é o autor da proposta. Ele acredita que os espaços de prática esportiva, como ginásios e estádios, costumam ser associados a uma vida saudável, e que, portanto, a proibição do fumo ajudaria a proteger atletas e frequentadores dos malefícios da exposição à fumaça. Paulo Davim também defende que crianças são muito suscetíveis a exemplos de adultos e que o ato de fumar em espaços públicos pode estimular o hábito na nova geração.  

(Paulo Davim) “A gente não pode banalizar o que é maléfico para a saúde. A criança não pode trazer, desde tenra idade, aquela imagem do pai, ou do tio, ou da babá ou do pai do coleguinha que está no parque de diversão, em uma área de lazer, fazendo uso de cigarro. Porque aquilo pra ele passa a ser natural.”  

(Repórter) A proposta está na Comissão de Educação, onde já tem parecer favorável do relator, senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás. Se aprovado, será analisada pelas Comissões de Direitos Humanos e de Assuntos Sociais.
22/08/2014, 07h57 - ATUALIZADO EM 22/08/2014, 07h57
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00