Delcídio quer que grandes consumidores de energia possam escolher fornecedor — Rádio Senado

Delcídio quer que grandes consumidores de energia possam escolher fornecedor

LOC: O SENADOR DELCÍDIO DO AMARAL, DO PT DE MATO GROSSO DO SUL, DEFENDE QUE OS GRANDES E MÉDIOS CONSUMIDORES DE ELETRICIDADE POSSAM COMPRAR ENERGIA ELÉTRICA DE QUALQUER FORNECEDOR. 

LOC: PELA LEGISLAÇÃO ATUAL, SOMENTE OS GRANDES CONSUMIDORES QUE ENTRARAM NO SISTEMA APÓS 1995 PODEM ESCOLHER O FORNECEDOR, ENQUANTO QUE OS MAIS ANTIGOS NÃO PODEM FAZER ESSA ESCOLHA. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) Pelas regras atuais, os grandes consumidores de energia que entraram no sistema energético antes de 1995 não podem escolher de qual fornecedor comprar sua eletricidade. Para dar igualdade a todos os grandes consumidores de energia, que necessitam de mais de 10 mil kilowatts, o senador Delcídio do Amaral, do PT do Mato Grosso do Sul, apresentou o PLS 239 que concede a todo esse grupo a opção de escolha de fornecedores de energia. O consultor do Senado Edmundo Montalvão explica as razões econômicas favoráveis à proposta.  

(Edmundo Montalvão) A diferença reside simplesmente na liberdade que os que puderam exercer essa opção antes de 95 não têm. Os que entraram no sistema antes de 95 não tem essa restrição. Em torno de um quarto da carga do país ela é constituída de consumidores livres. 

(Repórter) O senador Delcídio do Amaral, autor do Projeto de Lei, é engenheiro construtor de hidroelétricas e tem se mostrado preocupado com os riscos para o sistema energético nacional, caso uma série de decisões estratégicas não sejam corretamente tomadas, como a possibilidade escolha do fornecedor mais barato de energia: 

(Delcídio Amaral) Então hoje nós temos a energia mais cara por causa das termoelétricas, evidentemente isso preocupa os compromissos por conta do superávit primário. É o caixa do governo que vai ser utilizado para bancar esse diferencial de tarifa. Com o mercado livre chegando a tarifa a mais de 840 reais o megawatt/hora e medidas precisam ser tomadas. 

(Repórter) O PLS 239 vai ser relatado pelo senador Blairo Maggi, do PR do Mato Grosso, e deverá entrar na pauta da Comissão de Meio Ambiente após o período eleitoral. 
22/08/2014, 07h27 - ATUALIZADO EM 22/08/2014, 07h27
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00