PEC antecipa indenização de R$ 25 mil para 'soldados da borracha' — Rádio Senado

PEC antecipa indenização de R$ 25 mil para 'soldados da borracha'

LOC: OS SERINGUEIROS QUE EXTRAÍRAM BORRACHA DA AMAZÔNIA NA DÉCADA DE 1940, MAIS CONHECIDOS COMO SOLDADOS DA BORRACHA, PODERÃO RECEBER NESTE ANO UMA INDENIZAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL. 

LOC: ISSO SE FOR APROVADA A PEC QUE ANTECIPA O PAGAMENTO. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

TÉC: A Proposta de Emenda à Constituição apresentada pelo senador Jorge Viana, do PT do Acre, antecipa a indenização de vinte e cinco mil reais devida aos soldados da borracha e seus dependentes legais. Para isso, modifica o artigo terceiro da Emenda 78, que autoriza a restituição apenas em 2015, para conceder a liberação do valor a partir da sanção da emenda, como explica o senador. 

(Viana) Eu estou fazendo Justiça e fazendo valer o acordo do Governo Federal com o próprio Congresso. Eu estou alterando pra dizer que o pagamento será feito a partir da sanção da lei. Se essa PEC for aprovada, como eu espero, ainda esse ano na Câmara e no Senado, que é apenas a substituição de um artigo de entrada em vigor da mudança à Constituição, os soldados da borracha vão receber os vinte e cinco mil reais ainda esse ano. 

(Repórter) Jorge Viana lembra que os soldados da borracha são pessoas necessitadas e idosas, e que, por isso, não há motivo para adiar a liberação desse recurso. 

(Viana) Os soldados da borracha, a maioria deles tem mais de noventa anos. Se nós ficarmos cada seis meses, cada ano que passa, nós perdemos muito dessas pessoas que merecem, no final de suas vidas, com filhos, netos, bisnetos, de ter um razoável conforto. 

(Repórter) Os soldados da borracha, maioria nordestinos, deixaram suas cidades para extrair seringa na região Amazônica na década de 1940. O destino da borracha era os Estados Unidos, que empregava o material em equipamentos usados durante a Segunda Guerra Mundial.
19/08/2014, 04h42 - ATUALIZADO EM 19/08/2014, 04h42
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00