57% dos brasileiros apoiam legalização do uso medicinal da maconha — Rádio Senado

57% dos brasileiros apoiam legalização do uso medicinal da maconha

LOC: A MAIORIA DOS BRASILEIROS APOIA A LEGALIZAÇÃO DA MACONHA PARA USO MEDICINAL. É O QUE APONTA UMA PESQUISA DO SERVIÇO DATASENADO DA SECRETARIA DE TRANSPARÊNCIA DO SENADO FEDERAL. 

LOC: UMA PROPOSTA DE LEGALIZAÇÃO DA MACONHA ESTÁ EM DISCUSSÃO NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O Datasenado ouviu mil cento e seis pessoas nas capitais e em 119 municípios em todas as regiões do Brasil. 57 por cento das pessoas entrevistadas disseram apoiar a legalização da maconha para uso medicinal. Thiago Cortês, assessor técnico da Secretaria de Transparência do Senado, afirmo que o resultado foi surpreendente porque a expectativa inicial era de que a população seria contrária. Ele lembrou que em 2012 foi feita uma pesquisa sobre a reforma do código penal que continha uma pergunta semelhante 

(THIAGO) Na época 89 por cento eram contra a legalização das drogas para consumo próprio. O que mudou de lá para cá é que a população não tinha sido confrontada com a possibilidade de uso medicinal.Quando fizemos essa pergunta com essa possibilidade, a gente constatou que a população é favorável sim à legalização da maconha para fins medicinais. 

(REPÓRTER) Thiago Cortez destaca, entretanto, que a maioria é contrária ao uso recreativo da maconha. 

(THIAGO 2) Desse percentual de 57 por cento, nove por cento são favoráveis à legalização para qualquer tipo de uso e 48% são favoráveis apenas para uso medicinal. 

(REPÓRTER) Uma proposta que prevê a legalização da maconha para fins medicinais, industriais e recreativos está em discussão na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. A proposta chegou à Comissão como sugestão da sociedade, contendo 20 mil assinaturas. O resultado da pesquisa acrescenta dados para discussão e elaboração do relatório sobre a proposta, a ser preparado pelo relator, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal. A pesquisa completa está disponível para o público na Internet, no endereço: www.senado.leg.br/datasenado.
19/08/2014, 01h09 - ATUALIZADO EM 19/08/2014, 01h09
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00