MP do Biodiesel tem que ser votada até 25 de setembro — Rádio Senado

MP do Biodiesel tem que ser votada até 25 de setembro

LOC: A MP 647, QUE AUMENTA A PROPORÇÃO DE BIODIESEL NA MISTURA DO DIESEL BRASILEIRO, DEVE SER VOTADA ATÉ 25 DE SETEMBRO PARA NÃO PERDER A VALIDADE 

LOC: PRESIDENTE DA COMISSÃO MISTA QUE ANALISOU A PROPOSTA, O SENADOR VALDIR RAUPP, DO PMDB DE RONDÔNIA, DEFENDE VOTAÇÃO DA MP NOS DIAS 2 E 3 DE SETEMBRO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) A Medida Provisória 647 aumenta o percentual de biodiesel na composição do óleo diesel brasileiro. Desde primeiro de julho, esse percentual subiu de 5% para 6%. E, a partir de novembro, a mistura de biodiesel deve chegar a 7% no total. Aprovada pela Câmara dos Deputados em agosto, a medida está pronta para ser analisada pelo Senado. Presidente da comissão mista que analisou a MP, o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, defende que seja colocada em votação no esforço concentrado de setembro, já que ela perde a validade em 25 de setembro.  

(Valdir Raupp) Vou conversar com Renan, se a Câmara marcar votação pro dia 2, eu vou conversar com Renan pra ver se ele marca votação também pro dia 2 de setembro. Eu vou tentar fazer isso, não sei se vou vai conseguir. 

(Repórter) O óleo diesel atualmente já possui em sua mistura 5% de óleo de origem vegetal brasileira, que é comercializado com o nome de biodiesel. Como a Petrobras está importando mais de 14 bilhões de dólares anuais em gasolina, álcool e diesel para a frota brasileira de 74 milhões de automóveis, a substituição de parte deste diesel por óleo nacional representa não importar mais de 100 milhões de dólares em diesel. Raupp não acredita que a produção de biodiesel possa reduzir as áreas destinadas à plantação de alimentos e defende o projeto: 

(Valdir Raupp) As plantas (fábricas) estão ociosas, né? O subproduto é exportado também assim como a soja, então o fato de só não exportar o percentual mínimo da soja já dá pra transformar em biodiesel. Então não tem essa necessidade de expansão de área não. Poderia aumentar em mais 10% por cento que não teria necessidade de expansão de área.  

(Repórter) A medida provisória 647 ainda permite o aumento do percentual de álcool anidro na mistura da gasolina de 25 para 27,5%.
15/08/2014, 07h33 - ATUALIZADO EM 15/08/2014, 07h33
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00