Restaurantes e lanchonetes podem ser obrigados a divulgar tabela nutricional — Rádio Senado

Restaurantes e lanchonetes podem ser obrigados a divulgar tabela nutricional

LOC: RESTAURANTES E LANCHONETES PODEM SER OBRIGADOS A DIVULGAR A TABELA NUTRICIONAL DOS ALIMENTOS QUE SERVEM. 

LOC: O PROJETO QUE DETERMINA ESSA DIVULGAÇÃO ESTÁ NA PAUTA DA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO E, SE FORA APROVADO, SEGUE PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O projeto, uma sugestão do senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, prevê que todo estabelecimento que preparar e vender alimentos deve divulgar para os clientes as informações nutricionais da comida. O objetivo é combater o excesso de peso e todas as doenças associadas a esse fator de risco, como hipertensão, derrame, doença coronariana e diabetes. Valadares lembra que muitos brasileiros baseiam a sua dieta em comidas rápidas, consumidas fora de casa, constituídas principalmente por alimentos processados com alto teor calórico e de gordura, além de bebidas com muito açúcar. O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, apoiou a proposta durante a análise na Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, e acredita que o acesso à tabela nutricional vai ajudar o consumidor a fazer melhores escolhas na sua alimentação. 

(Aloysio Nunes) Ela busca oferecer à população informações nutricionais básicas sobre os alimentos consumidos em restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares, para que os consumidores possam, com base nesse conhecimento, optar por uma alimentação equilibrada, diminuindo assim a incidência de enfermidades associadas a dietas desbalanceadas. 

(Repórter) Os senadores aceitaram uma sugestão ao projeto, prevendo que a forma de divulgação vai depender de regulamentação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para que os pequenos estabelecimentos, como lanchonetes, quiosques e ambulantes, também possam cumprir a nova determinação. Isso porque muitos desses comerciantes de pequeno porte não têm condições de fazer análises laboratoriais de seus pratos. A Anvisa deve disponibilizar para esses locais tabelas simplificadas de composição de alimentos e informações nutricionais.
14/08/2014, 01h49 - ATUALIZADO EM 14/08/2014, 01h49
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00