Senadores classificam morte de Eduardo Campos como tragédia para política — Rádio Senado

Senadores classificam morte de Eduardo Campos como tragédia para política

LOC: SENADORES LAMENTAM A MORTE DO PRESIDENTE DO PSB E CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, EDUARDO CAMPOS. 

LOC: OS PARLAMENTARES CLASSIFICAM O ACIDENTE DE AVIÃO COMO UMA TRAGÉDIA PARA A POLÍTICA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN COM A COLABORAÇÃO DE JEFFERSON DALMORO E PAULA GROBA. 

TÉC: O primeiro vice-presidente do Senado, Jorge Viana, do PT do Acre, se disse chocado com a morte de Eduardo Campos, vítima de acidente aéreo. 

(Jorge) O pensamento é um só, o sofrimento da família. Essa perda que é uma tragédia de uma pessoa que estava cheia de vida buscando o cargo de presidente da República para pôr em prática seus sonhos e seus ideais, e aí ser golpeada e retirada com uma morte trágica como essa. Estamos todos sofrendo também e compartilhando esse momento de sofrimento e dor. 

REPÓRTER: Bastante emocionada, a vice-líder do PSB, senadora Lídice da Mata da Bahia, destacou o papel de Eduardo Campos no cenário político. 

(Lídice) Eduardo era um político brilhante, um jovem que marcou a política pela sua seriedade, honestidade, intrepidez, competência e ousadia. O PSB da Bahia e do Brasil está totalmente chocado com tudo que aconteceu. 

REPÓRTER: Também comovido, o senador Antonio Carlos Valadares do PSB de Sergipe, que perdeu o sobrinho, Pedro Valadares, no mesmo acidente, destacou a carreira de Eduardo Campos. 

(Valadares) Uma liderança que dava exemplo de trabalho, eficiência cordialidade, um homem preparadíssimo para o exercício da vida pública. Lamento que um homem tão jovem com tanto futuro pela frente venha sofrer um acidente como esse e que representa uma tragédia. 

REPÓRTER: O senador João Capiberibe do PSB do Amapá não conteve a emoção ao homenagear Eduardo Campos. 

(Capiberibe) Nós estamos muito sentidos, chocados. Para nós é uma dor enorme, confesso que tenho enorme dificuldade neste momento ainda sob o impacto da notícia de falar e aceitar esta tragédia. 

REPÓRTER: O líder do PTB, senador Mozarildo Cavalcanti de Roraima, declarou que a disputa presidencial fica esvaziada. 

(Mozarildo) Sob todos os aspectos triste. Triste pela perda da vida de um ser humano importante e triste para a democracia do Brasil. Nós precisamos ter opções de escolha para o eleitorado e evitar que não haja alternância de poder. 

REPÓRTER: Economista, Eduardo Campos tinha 49 anos e entrou na vida política ainda na Universidade Federal de Pernambuco. Em 1990, se filiou ao PSB, pelo qual foi eleito deputado estadual. Neto do também político Miguel Arraes, Eduardo Campos atuou como secretário de Fazenda e de governo. Foi eleito três vezes deputado federal, sendo o candidato mais votado em Pernambuco. Foi ministro da Ciência e Tecnologia no governo Lula e, em 2005, assumiu a presidência nacional do PSB. Eleito governador de Pernambuco em 2006, foi reeleito em 2010, com 82% dos votos. Eduardo campos era casado com Renata Campos, com quem tinha cinco filhos.
13/08/2014, 05h52 - ATUALIZADO EM 13/08/2014, 05h52
Duração de áudio: 02:54
Ao vivo
00:0000:00