Ex-diretor afirma que não houve irregularidades na compra de Pasadena — Rádio Senado

Ex-diretor afirma que não houve irregularidades na compra de Pasadena

LOC: O EX-DIRETOR DA PETROBRAS INTERNACIONAL, JORGE LUIS ZELADA, ESTEVE NA CPMI DA PETROBRÁS NESTA 3ª FEIRA, MAS NÃO TROUXE NENHUMA INFORMAÇÃO NOVA, SEGUNDO OS PARLAMENTARES DA OPOSIÇÃO. 

LOC: ZELADA AFIRMOU QUE A COMPRA DA REFINARIA DE PASADENA SERIA UM BOM NEGÓCIO NA ÉPOCA DA AQUISIÇÃO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O depoimento de Jorge Zelada, ex-diretor da Petrobrás Internacional, não agradou à oposição. Em diversos momentos o ex-diretor afirmou que tanto a compra da refinaria de Passadena como o encaminhamento de seu processo de arbitragem foram corretos. Ao ser indagado pelo deputado Antônio Imbassahy, do PSDB da Bahia, o ex-diretor afirmou que não coube a ele a decisão da compra da refinaria e não se lembra do que ocorrera na reunião do conselho que avaliou a compra. 

(Antônio Imbassahy) Então a responsabilidade pela compra de Passadena consequentemente foi do Conselho de Administração. Essa é a resposta que vossa senhoria me dá? Sim. Muito bem. Então vossa senhoria não consegue recordar exatamente o que aconteceu na reunião do conselho? É.. não... eu... já vinha tido essa discussão na reunião anterior que eu não participei. Estou satisfeito.  

(Repórter) O deputado Izalcy Lucas, do PSDB do Distrito Federal, acusa a vários diretores da Petrobrás de terem agido conscientemente na compra da refinaria de Passadena: 

(Izalcy Lucas) O que a gente vê claramente é que foi uma operação premeditada, foi articulada pelo ex-funcionário da Petrobrás, que hoje é vice-presidente da Astra, que já adquiriu Pasadena já sabendo que ia vender pra Petrobrás com a participação de Nestor Cerveró. Que todo contrato foi assinado já com a perspectiva da Astra depois questionar, então eles já sabiam, tanto é que Nestor fez a carta de 700 milhões de dólares, que não tinha autonomia pra isso. 

(Repórter) A CPI Mista da Petrobrás volta a se reunir na próxima quarta-feira, dia 13 de agosto. Deputados e senadores vão ouvir Nélson Cerveró, ex-diretor da Petrobrás Internacional deverá vir à CPMI e falar sobre a compra e o processo que levou a Petrobrás pagar mais de um bilhão de dólares pela refinaria de Passadena.
06/08/2014, 08h08 - ATUALIZADO EM 06/08/2014, 08h08
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00