Secretário do TCU confirma que compra de refinaria não foi um bom negócio — Rádio Senado

Secretário do TCU confirma que compra de refinaria não foi um bom negócio

LOC: EM DEPOIMENTO À CPI MISTA DA PETROBRAS, REPRESENTANTE DO TCU CONFIRMA QUE A COMPRA DE REFINARIA NOS ESTADOS UNIDOS NÃO FOI UM BOM NEGÓCIO. 

LOC: NO MESMO DIA, O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO APROVOU RELATÓRIO QUE RECOMENDA O RESSARCIMENTO DE QUASE OITOCENTOS MILHÕES DE DÓLARES PELOS EX-DIRETORES DA COMPANHIA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Em sessão secreta, alegando sigilo empresarial, o secretário de Controle Externo da Administração Interna do Tribunal de Contas da União, Osvaldo Perrout, declarou que a compra da refinaria de Pasadena nos Estados Unidos apresentou erros do começo ao fim. Ele foi o responsável por um terceiro parecer responsabilizando a diretoria da Petrobras na época do negócio, em 2006, mas isentou o Conselho Administrativo, comandado pela então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Esse relatório foi o mesmo do ministro do TCU, José Jorge, aprovado pelo Plenário, que, além de responsabilizar a ex-diretoria e inocentar o Conselho Administrativo, pede o ressarcimento de quase US$ 800 milhões por concluir que a compra da refinaria foi lesiva aos cofres públicos. O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, afirmou que o parecer do TCU não interfere nas investigações da comissão. 

(Vital do Rêgo) Não, ele ajuda e ajudará em muito para que possamos construir um juízo de valor de um dos itens da investigação que é a compra da refinaria de Pasadena. Ele só vem ajudar o trabalho dos senhores parlamentares. 

(Repórter) Além do TCU, o Ministério Público Federal também isentou a presidente Dilma Rousseff dos erros envolvendo a compra de Pasadena. O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, disse que a oposição perdeu a bandeira na CPI. 

(Humberto Costa) O ministro José Jorge foi obrigado a reconhecer que a presidente Dilma não tem qualquer responsabilidade por qualquer irregularidade eventualmente praticada bem como foi essa a posição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Acho que o principal objetivo da oposição que era desgastar a presidente Dilma, hoje, caiu por terra. 

(Repórter) O ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e os ex-diretores Nestor Cerveró e Paulo Costa terão 15 dias para apresentar defesa no TCU, que decidirá pelo valor do ressarcimento aos cofres públicos.
23/07/2014, 07h08 - ATUALIZADO EM 23/07/2014, 07h08
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00