Lei amplia preferência das mulheres no recebimento de benefícios sociais — Rádio Senado

Lei amplia preferência das mulheres no recebimento de benefícios sociais

LOC: SANCIONADA A LEI QUE AMPLIA A PREFERÊNCIA DO PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS SOCIAIS PARA AS MULHERES CHEFES DE FAMÍLIA. 

LOC: O PROJETO DO SENADOR PAULO BAUER ESTENDE A POSSIBILIDADE PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL E PARA O PROGRAMA DE FOMENTO ÀS ATIVIDADES PRODUTIVAS RURAIS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos o projeto de lei que garante preferencialmente às mulheres chefes de família o pagamento dos benefícios previstos na Lei Orgânica da Assistência Social e do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais. O autor da proposta, senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, lembrou que esse procedimento já valia para o Programa Bolsa-Família. 

(Paulo Bauer) Poderemos ter a certeza de que esses benefícios sociais, esses programas, essas ações governamentais terão maior efeito e trarão muito mais benefícios para as famílias, principalmente, as mais carentes, porque as mulheres vão cuidar de administrar os recursos e bem aproveitar o que é oferecido nesses programas. 

(Repórter) Já a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, que foi relatora do projeto, argumentou que a nova lei vai privilegiar as mulheres que são responsáveis pela família nos casos de separação do marido. 

(Ana Amélia) Quando há uma separação do casal é a mulher que assume a responsabilidade de cuidar da família, dos filhos e da casa. Pelo cuidado que as mulheres têm com o orçamento familiar e pela repartição do pouco dinheiro para muitas finalidades sociais. É muito relevante e é a garantia do bom aproveitamento dos recursos públicos para sua real finalidade. 

(Repórter) A nova lei garante o pagamento preferencial dos benefícios para famílias que estão em situações de vulnerabilidade temporária, nos casos de calamidade pública e no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. 
22/07/2014, 04h22 - ATUALIZADO EM 22/07/2014, 04h22
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00