Banco dos Brics pode significar reforma do sistema financeiro internacional, diz Ferraço — Rádio Senado

Banco dos Brics pode significar reforma do sistema financeiro internacional, diz Ferraço

LOC: A CRIAÇÃO DO NOVO BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO BRICS, ANUNCIADA NESTA SEMANA, APÓS A CÚPULA QUE REUNIU LÍDERES DO BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA, CHINA E ÁFRICA DO SUL EM FORTALEZA, PODE SIGNIFICAR A ESPERADA REFORMA NO SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES, RICARDO FERRAÇO. SENADORES ACREDITAM NA RÁPIDA RATIFICAÇÃO DO ACORDO QUE CRIA O NOVO BANCO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: A Declaração de Fortaleza assinada pelos países membros dos Brics formalizou a criação do Novo Banco de Desenvolvimento, o NBD, voltado ao financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento em economias emergentes. O capital inicial a ser colocado pelos cinco países será de 50 bilhões de dólares, com aportes equivalentes para que os parceiros do grupo sejam sócios igualitários. Para o senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, o acesso facilitado aos recursos do banco pode e deve estimular investimentos em todos os campos da infraestrutura. Ele citou também a formalização do Fundo de Reservas do Brics, mecanismo destinado à estabilização monetária em situação de crises financeiras globais. Neste caso, o valor total do Fundo alcançará 100 bilhões de dólares. Para o presidente da Comissão de Relações Exteriores, a criação desse fundo de contingência para economias emergentes, pode ajudar não apenas o Brasil, mas também nações parceiras com as quais o país mantém intensas relações comerciais. 

(FERRAÇO) Embora a presidente Dilma já tenha declarado que a criação do novo banco e do fundo de contingência não visa a marcar contraponto ao fundo monetário internacional e ao banco mundial, o fato é que uma vez concretizadas,essas duas iniciativas tem sim o condão de representar por sí próprias e em termos práticos, talvez, a maior reforma do sistema internacional de Bretton Woods desde sua concepção. 

(REPÓRTER) Ferraço saudou o resultado do encontro no Ceará. 

(FERRAÇO) A cúpula de fortaleza mostrou que os Brics mais do que um modismo mercadológico, e sem substancia, terão potencial para tornar-se plataforma respeitável e influente para com pragmatismo e sem amarras ideológicas sinalizar a viabilidade de reformas ainda mais efetivas e profundas do sistema internacional. 

(REPÓRTER) A expectativa dos senadores é que o Congresso Nacional ratificará com rapidez a criação do Banco do Brics, conforme afirmou o presidente do Senado Renan Calheiros, durante visita do presidente chinês ao Congresso.
18/07/2014, 01h35 - ATUALIZADO EM 18/07/2014, 01h35
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00