Renan assegura rápida ratificação do acordo que cria o banco dos Brics — Rádio Senado

Renan assegura rápida ratificação do acordo que cria o banco dos Brics

LOC: SENADOR RENAN CALHEIROS ASSEGURA QUE O CONGRESSO VAI SE EMPENHAR PARA QUE SEJA RÁPIDA A RATIFICAÇÃO DO ACORDO QUE CRIA O NOVO BANCO DE DESENVOLVIMENTO, OU “BANCO DO BRICS”. 

LOC: EM SESSÃO SOLENE NESTA QUARTA-FEIRA O CONGRESSO NACIONAL RECEBEU A VISITA DO PRESIDENTE DA CHINA, XI JINPING. A CERIMÔNIA MARCOU AINDA O ANIVERSÁRIO DE QUARENTA ANOS DAS RELAÇÕES BILATERAIS. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(Repórter): Renan elogiou a criação do novo Banco de Desenvolvimento, decidida em reunião de cúpula em Fortaleza dos líderes dos países membros do bloco: Brasil, Russia, Índia, China, e África do Sul. E afirmou que, como presidente do Congresso vai se empenhar para que o acordo internacional de criação do banco seja ratificado de maneira rápida: 

(Renan Calheiros) para que ele seja uma realidade, uma absoluta realidade no início de 2016. tudo isso foi possível porque o Brasil e a China comungam da convicção de que é preciso reformar as instituições financeiras internacionais e facilitar o acesso dos países mais pobres à riqueza gerada pelo comércio internacional. 

(Repórter) Renan destacou que com capital inicial de 50 bilhões de dólares e um fundo de reservas de 100 bilhões, o Banco será uma alternativa à disposição dos países mais necessitados para promover obras de infraestrutura e projetos voltados para o desenvolvimento. 

(Renan Calheiros) Podemos considerar que se trata da iniciativa mais importante das últimas décadas para a democratização do acesso ao crédito pelos países em desenvolvimento e pelos países emergentes. Trata-se sem dúvida alguma de iniciativa que estou convencido acenderá os ânimos por reformas em outras instituições financeiras multilaterais como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. 

(Repórter) O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, lembrou que a iniciativa e o interesse em visitar o Congresso Nacional partiram do líder chinês 

(Henrique Alves) não é usual, presidente da república que honrosamente visita o nosso país ter esse gesto, de vir aqui, querer conhecer o parlamento brasileiro, e tanto é verdade que o gesto de vossa excelência, posso registrar em tantos anos nesta casa, foi um dos mais aplaudidos que pude ouvir e sentir pela casa do povo brasileiro, pelo nosso legislativo. 

(Repórter) O presidente chinês, Xi Jinping, disse que quer aumentar a amizade tradicional entre os dois países e abrir um novo capítulo de cooperação. Ele destacou que nos últimos cinco anos, a China tem sido o maior parceiro comercial do Brasil; e o Brasil o principal destino de investimento chinês na América Latina. O fluxo do comércio bilateral ultrapassou 90 bilhões de dólares em 2013.

LOC: NA TERÇA-FEIRA, O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU TRATADO QUE ACELERA OS PROCESSOS DE EXTRADIÇÃO ENTRE BRASIL E CHINA. O ACORDO AGUARDAVA HÁ DEZ ANOS PELA RATIFICAÇÃO E SEGUIU PARA PROMULGAÇÃO. 

LOC: TAMBÉM PARA MARCAR O ANIVERSÁRIO DAS RELAÇÕES BILATERAIS, FOI ABERTA A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “40 ANOS DE AMIZADE BRASIL–CHINA”, NO SALÃO VERDE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
16/07/2014, 07h17 - ATUALIZADO EM 16/07/2014, 07h17
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00