Promulgada EC que cria carreira de agentes de trânsito — Rádio Senado

Promulgada EC que cria carreira de agentes de trânsito

LOC: FOI PROMULGADA NESTA QUARTA FEIRA A EMENDA CONSTITUCIONAL NÚMERO 82, QUE CRIA A CARREIRA DE AGENTES DE TRÂNSITO. 

LOC: O AUTOR DA PROPOSTA, DEPUTADO HUGO MOTTA, ACREDITA EM UMA MELHOR MOBILIDADE URBANA E NA CRIAÇÃO DE NOVOS EMPREGOS. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

TÉC: A nova Emenda Constitucional cria a carreira de agentes de trânsito no sistema de segurança pública. O texto explica que a segurança viária é formada por educação, engenharia e fiscalização de trânsito. A proposta foi apresentada pelo deputado Hugo Motta, do PMDB da Paraíba, que comemorou a promulgação da PEC. Ele lembrou ainda que um dos objetivos da medida é atender uma das demandas das manifestações de junho do ano passado: uma mobilidade urbana mais eficiente. 

(HUGO) Entendemos que a estrutura do trânsito deve ser tratada como uma prioridade. Então, para mim, é motivo de alegria. Acredito que o Congresso, nesse momento, vai justamente ao encontro daquilo que a sociedade pedia em junho do ano passado, que as manifestações surgiram por uma melhor mobilidade urbana, e não há como se ter uma melhor mobilidade urbana no Brasil sem o trabalho desses agentes de trânsito. 

(REPÓRTER) Hugo Motta afirmou ainda que a Emenda Constitucional vai trazer mais organização e a criação de novos empregos de agentes de trânsito. 

(Hugo2) Agora a categoria ela tem a oportunidade de se organizar, vai poder, a partir de agora, lutar pelos seus direitos, por avanços, vai poder se organizar cada vez mais. Eu não tenho dúvida de que a partir desse conhecimento os concursos públicos que acontecem nos municípios e estados serão cada vez mais frequentes. Acredito que haverá um investimento cada vez mais forte no trânsito. 

(REPÓRTER) A medida ainda dá caráter constitucional à competência dos órgãos e agentes de trânsito, além de estruturar a carreira desses profissionais em planos municipais, estaduais e do Distrito Federal.
16/07/2014, 03h52 - ATUALIZADO EM 16/07/2014, 03h52
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00