Senadores comentam a derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha — Rádio Senado

Senadores comentam a derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha

LOC: OS SENADORES COMENTARAM EM PLENÁRIO A DERROTA DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL POR SETE A UM NO JOGO CONTRA A SELEÇÃO ALEMÃ. 

LOC: NOS DISCURSOS, ELES DESTACARAM O BRILHO DOS JOGADORES DO BRASIL E A HOSPITALIDADE DO POVO PARA ACOLHER OS TURISTAS. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) A vitória da seleção da Alemanha contra o Brasil, por sete a um, nas semifinais, em jogo realizado no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, repercutiu entre os senadores. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, reconheceu que os alemães jogaram melhor e destacou que a derrota gerou comoção em pessoas de todas as faixas etárias. 

(Paulo Paim) “Foi uma comoção geral. Independente da idade, eu vi o choro dentro do campo e fora do campo. Nós todos queríamos ganhar e perdemos, faz parte do jogo. Mas sete a um foi demais. ah! Foi demais!”. 

(Repórter) Apesar de o Brasil ter perdido, o primeiro vice-presidente do Senado, senador Jorge Viana, do PT do Acre, cumprimentou os brasileiros pelo modo com que receberam quem visitou o país durante a Copa do Mundo. 

(Repórter) “O Brasil realizou, sim, uma das melhores Copas do Mundo da história. O brasileiro é o maior herói, porque recebeu bem quem nos visitou, acolheu bem e deu um exemplo para o mundo de como é a hospitalidade do nosso pais”. 

(Repórter) Na opinião do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, não se pode culpar os jogadores brasileiros pela derrota, pois a equipe colocou o Brasil entre as melhores seleções do mundo. O senador ainda observou a tristeza de David Luiz por não ter dado esta alegria ao povo brasileiro. 

(Cristovam Buarque) “A fala do David Luiz mostra quem são esses meninos que jogaram por nós quando ele diz ‘só queria fazer o povo sorrir, pelo menos, no futebol’. Veja o sentimento que ele carrega. Nós temos de lamentar, sofrer, ficarmos tristes, mas não tem sentido jogar qualquer pedra em qualquer um dessa equipe. 

(Repórter) Já na avaliação do senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, a goleada sofrida pela seleção brasileira é decorrente do declínio do futebol, causada, segundo ele, pela corrupção. O senador lembrou que uma Comissão Parlamentar de inquérito instalada no Senado, em 2001, já apontava evasão de divisas, crimes contra a ordem tributária e contra o sistema financeiro nacional. Como resultado da CPI, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, foi deposto, 17 dos principais cartolas indiciados e mais de 160 milhões de reais foram devolvidos aos cofres públicos. 

(Alvaro Dias) “Uma eventual vitória da seleção brasileira não poderia se constituir em sentença judicial de absolvição de corruptos, que, com oportunismo, aproveitaram da organização da Copa do Mundo para roubar, em um país que se implora por saúde, educação, segurança e respeito”. 

(Repórter) Também comentaram o jogo entre Brasil e Alemanha os senadores Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, e Aníbal Diniz, do PT do Acre.
09/07/2014, 08h51 - ATUALIZADO EM 09/07/2014, 08h51
Duração de áudio: 03:01
Ao vivo
00:0000:00