Senadores discutem situação da Petrobras — Rádio Senado

Senadores discutem situação da Petrobras

LOC: A SITUAÇÃO DA PETROBRAS, QUE É ALVO DE DUAS COMISSÕES PARLAMENTARES DE INQUÉRITO NO CONGRESSO NACIONAL, FOI ALVO DE DISCURSOS DE SENADORES. 

LOC: VANESSA GRAZZIOTIN, DO PC DO B DO AMAZONAS, ELOGIOU O RECORDE DE PRODUÇÃO DA EMPRESA; ENQUANTO CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, CRITICOU O USO DA PETROBRAS PARA COBRIR DÉFICITS PÚBLICOS. A REPORTAGEM É DE LUCYENNE LANDIM. 

TÉC: A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, comemorou a produção recorde de petróleo, que atingiu quinhentos mil barris diários em oito anos de produção. O material está sendo gerado na camada de pré-sal das bacias de Campos e Santos. Ela lembrou que, no ano passado, a Petrobras encontrou petróleo nas quatorze camadas perfuradas da região. Além das quinze novas descobertas de fontes nos últimos dois anos com óleo de qualidade e alto valor comercial. Vanessa Grazziotin comparou o índice brasileiro com a média obtida na porção americana do Golfo do México, que levou vinte anos para produzir quinhentos mil barris de petróleo por dia, e o Mar do Norte, que só atingiu a quantidade com dez anos. 

(Vanessa) Esse feito, ele tem sido muito comemorado por todos aqueles que sempre apostaram no potencial da Petrobras. O desempenho da Petrobras comparativamente ao desempenho de outras empresas que exploram petróleo em outras regiões tem sido fenomenal. A produtividade brasileira supera a média mundial alcançada até esse momento. 

(REPÓRTER) Já o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, se mostrou preocupado com a Petrobras ao afirmar que a empresa está sendo usada para cobrir equívocos nas finanças públicas. O senador afirmou também que a petrolífera está sendo tratada como uma simples “venda” pelo Governo Federal e que isso pode prejudicar seriamente a empresa, principalmente por vender combustível a preços mais baratos. 

(Cristovam) Isso vai custar caro no futuro. Isso não fica por aí e pode trazer uma consequência política muito grande se a presidente Dilma tiver que aumentar esse preço de repente, depois das eleições, passando a imagem clara para o Brasil de que enganou os eleitores. 

(REPÓRTER) Cristovam Buarque lembrou ainda a queda das ações da empresa após a descoberta de alguns poços e considerou duas hipóteses para esse problema: a de que os reservatórios tenham menos capacidade que é divulgado; ou a falta de condições financeiras da Petrobras para explorar os poços.
03/07/2014, 05h40 - ATUALIZADO EM 03/07/2014, 05h40
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00