Casildo quer incentivar troca de lâmpadas tradicionais pelas de LED — Rádio Senado

Casildo quer incentivar troca de lâmpadas tradicionais pelas de LED

LOC: CASILDO MALDANER DEFENDE POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO PARA ACELERAR A SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS TRADICIONAIS PELAS DO TIPO LED. 

LOC: O SENADOR DO PMDB DE SANTA CATARINA DESTACA QUE AS LÂMPADAS DE LED, APESAR DE MAIS CARAS, TÊM TEMPO DE VIDA MAIOR, ASSIM COMO MELHOR CAPACIDADE DE ILUMINAÇÃO. DETALHES COM O REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O senador Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina, defendeu apoio financeiro do governo para que a população e os governos estaduais e municipais possam realizar a substituição das antigas lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED. Uma portaria interministerial de 2010 determina o fim do uso das lâmpadas incandescentes em todo o país até junho de 2016. O senador explica que, apesar de serem mais caras, as lâmpadas de LED têm vida útil quase cinco vezes superior, além de serem mais econômicas, poupando energia e provocando menor impacto ambiental 

(Casildo Maldaner) Enquanto uma lâmpada comum tem vida útil de 1000 horas e uma fluorescente tem de 10 mil horas, a durabilidade do LED fica entre 20 e 100 mil horas de uso ininterrupto. A redução de consumo de energia é superior a 80 por cento. 

(Repórter) Casildo Maldaner observa que é necessário aos governos federal e estaduais desenvolverem ações e programas para que a substituição das lâmpadas de mercúrio e fluorescentes possa ocorrer mais rapidamente, o que garantiria redução no consumo de energia de até 80%. 

(Casildo Maldaner) Notadamente através da criação de linhas de financiamento de créditos especiais para aquisição das LEDs dentro do princípio de eficiência energética.  

(Repórter) O senador ainda lembra que a substituição das lâmpadas antigas pelas de LED possibilitará a economia de milhares de megawatts do sobrecarregado sistema energético.
03/07/2014, 08h11 - ATUALIZADO EM 03/07/2014, 08h11
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00