Senadores lembram os 20 anos do Plano Real — Rádio Senado

Senadores lembram os 20 anos do Plano Real

LOC: OS 20 ANOS DO PLANO REAL FORAM LEMBRADOS EM PLENÁRIO PELOS SENADORES 

LOC: AÉCIO NEVES, DO PSDB DE MINAS GERAIS, RECLAMOU DA FALTA DE REFORMAS NO PLANO; ENQUANTO ANÍBAL DINIZ, DO PT DO ACRE, DISSE QUE O PARTIDO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF TEM SE ESFORÇADO PARA MANTER A EFICÁCIA DA MOEDA. A REPORTAGEM É DE LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) Há vinte anos foi implantado o Plano Real, em uma tentativa de acabar com a alta inflação que já durava mais de uma década, e garantir a estabilidade econômica do país. A mudança foi no governo do presidente Itamar Franco, e arquitetada pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, junto com outros economistas. Mas, atualmente, a inflação está voltando a ser uma preocupação. O senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, criticou a falta de reformas do Plano e ressaltou que o problema tornou-se uma agenda do cotidiano ao se manter sempre próxima ao teto estabelecido. 

(Aécio Neves) “Uma agenda que julgávamos ultrapassada e superada, volta a ser a agenda do nosso cotidiano. Novamente, a inflação volta a atormentar a vida dos brasileiros, sempre rondando o teto da meta, mesmo com preços controlados na área de energia, combustível e transportes públicos.” 

(Repórter) Já o senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, destacou que nos vinte anos de vigência do Plano, doze foram sob o governo do PT, que tem se esforçado para assegurar a eficácia da moeda. 

(Aníbal Diniz) “Foi uma criação do governo Itamar Franco, foi mantido pelo governo Fernando Henrique, mas nós temos que reconhecer de público que o presidente Lula e a presidenta Dilma têm colocado suas equipes econômicas permanentemente a serviço de assegurar o sucesso do plano real, da estabilidade da economia e principalmente de não permitir que volte a inflação, que é algo que é absolutamente catastrófico para o povo brasileiro.” 

(Repórter) Aníbal Diniz ressaltou a importância do PT no Plano Real ao dizer que o Brasil fica melhor quando um governo utiliza boas iniciativas de um governo anterior e as potencializa.
02/07/2014, 05h46 - ATUALIZADO EM 02/07/2014, 05h46
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00