Governo e oposição tentam acordo para votar LDO ainda em julho — Rádio Senado

Governo e oposição tentam acordo para votar LDO ainda em julho

LOC: GOVERNO E OPOSIÇÃO TENTAM ACORDO PARA VOTAR PROJETO DA LEI DAS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DE 2015, A LDO, AINDA EM JULHO  

LOC: O SENADOR VITAL DO RÊGO, DO PMDB DA PARAÍBA, CHEGOU A APRESENTAR NESTA QUARTA-FEIRA SEU RELATÓRIO PRELIMINAR DA LDO, MAS SEM QUÓRUM, NOVA SESSÃO FICOU MARCADA PARA 9 JULHO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI 

(Repórter) O presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Devanir Ribeiro, do PT paulista, acredita que depende dos parlamentares do governo e da oposição garantirem quórum para que seja considerado lido o relatório preliminar da LDO. Em seguida, serão abertos os prazos para apresentação de emendas e votação do relatório final, antes que a proposta possa ser analisada pelo plenário do Congresso Nacional, antes do recesso parlamentar, que tem início previsto para 18 de julho, como lembra Devanir: 

(Devanir Ribeiro) A Oposição até que concordou. Nós fizemos o acordo de nós votarmos com alguns senões, mas dava pra nós votarmos sim. Mas porque o relatório preliminar não é nada mais, nada menos do que a oportunidade para os deputados e senadores apresentar suas sugestões. Enquanto não abrir o prazo para suas sugestões se não votarmos não vai abrir então isso é importante. Isso é conjuntural. Nós tivemos a copa, nós tivemos alguns problemas, tivemos as festas juninas, vai por aí afora. 

(Repórter) O líder da oposição, deputado Domingos Sávio, do PSDB de Minas Gerais, mostrou-se aberto a um acordo entre a oposição e o governo para que se consiga votar a LDO na terceira semana de julho, logo após o término da Copa. Mas cobra negociação pelo governo e a presença dos parlamentares para garantir o quórum das votações. 

(Domingos Sávio) Olha, só será possível o país ter uma lei de diretrizes orçamentária por acordo. Primeiro por que ele - o governo - tem maioria mas não consegue mobilizar nem manter unida essa maioria. Segundo porque os prazos regimentais já não permitem. Agora, tem de ter o mínimo de compromisso do governo. Ele tem de ter no mínimo os relatores, que são na sua quase totalidade do governo, apresentando os relatórios, para que a gente possa emendar o relatório, construir um acordo e votar. 

(Repórter) O senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, chegou a apresentar seu relatório preliminar da LDO, mas como não houve quórum mínimo, uma nova sessão ficou marcada para o dia 9 julho.
02/07/2014, 07h06 - ATUALIZADO EM 02/07/2014, 07h06
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00