CPI mista deve votar quebra de sigilos e Senado vai ouvir gerente da Petrobras — Rádio Senado

CPI mista deve votar quebra de sigilos e Senado vai ouvir gerente da Petrobras

LOC: A CPI MISTA DA PETROBRAS VAI VOTAR MAIS DE TREZENTOS REQUERIMENTOS, ENTRE ELES, A QUEBRA DE SIGILO DE PRESOS PELA POLÍCIA FEDERAL.  

LOC: JÁ A CPI DO SENADO TOMA O DEPOIMENTO NA QUARTA-FEIRA DO GERENTE DE ENGENHARIA PARA FALAR SOBRE DENÚNCIAS DE SUPERFATURAMENTO DE REFINARIAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Apesar de a CPI Mista já ter aprovado centenas de requerimentos, o presidente da Comissão, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, convocou uma reunião administrativa para esta quarta-feira. Na pauta, estão mais de 300 pedidos como a quebra dos sigilos do doleiro Alberto Yousseff e do ex-diretor da Petrobras, Paulo Costa, ambos presos pela Polícia Federal. Vital do Rêgo espera quórum para dar continuidade aos trabalhos da CPI Mista. 

(Vital) A reunião administrativa tem que ter quórum porque é uma reunião em que se votam requerimentos. Tem 380 requerimentos prontos para votar. E certamente, muitos são importantes. Há novas convocações, quebras de sigilo, solicitação de documentos. 

REPÓRTER: O vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, vai aproveitar a reunião para defender mudanças nos depoimentos. Ao citar a oitiva da presidente da Petrobras, Graça Foster, Álvaro Dias ressaltou que o relator, deputado Marco Maia, do PT gaúcho, fez 139 perguntas em quase 3 horas de reunião. E reclamou que os demais integrantes da CPI só tiveram 10 minutos para fazer os questionamentos. 

(A.Dias) A estratégia do governo é impedir a investigação. Isso não é CPI. Quando você não admite a réplica, faz-se as perguntas, o depoente responde o que deseja e no tempo que desejar. E você não tem a possibilidade de contestá-lo. Não há réplica. Portanto, isso esvazia a CPI e ela acaba não investigando absolutamente nada. 

REPÓRTER: Já os integrantes da CPI do Senado vão ouvir o gerente de Engenharia de Custos da Petrobras, Alexandre Rabello, sobre as denúncias de superfaturamento na construção de refinarias. A de Abreu e Lima, por exemplo, em Pernambuco, tinha um custo inicial de dois bilhões e 500 milhões de dólares, mas será concluída após investimento de 18 bilhões e 500 milhões de dólares.
16/06/2014, 01h25 - ATUALIZADO EM 16/06/2014, 01h25
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00