Clubes devem ser obrigados a prestar assistência psicológica a seus atletas — Rádio Senado

Clubes devem ser obrigados a prestar assistência psicológica a seus atletas

LOC: OS CLUBES DEVEM SER OBRIGADOS A PRESTAR ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA A SEUS ATLETAS. É O QUE PEDE PROJETO DE LEI QUE AGUARDA VOTAÇÃO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. 

LOC: ATUALMENTE, A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PREVÊ QUE APENAS AS ENTIDADES DESPORTIVAS QUE FORMAM O ATLETA SÃO OBRIGADAS A PRESTAREM ESTE TIPO DE ASSISTÊNCIA, COMO INFORMA O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A proposta que obriga os clubes a contratarem psicólogos para seus atletas foi apresentada pelo senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro. Crivella diz que a maior parte dos atletas de alto rendimento vive sob constante pressão, tendo de lidar com competições, viagens e a vida longe da família. A senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, foi a relatora da proposta na Comissão de Assuntos Sociais. Ela defendeu a obrigação para os clubes. 

(LÚCIA VÂNIA): são frequentes os relatos de carreiras precocemente liquidadas em virtude da baixa resiliência de alguns jovens para lidar com o estresse, a ansiedade e as frustrações relacionadas à carreira esportiva. Atletas profissionais não têm muito tempo de vida esportiva, o que torna seus fracassos muito mais avassaladores e irreversíveis do que os infortúnios de outros profissionais. 

(REP): O especialista em Psicologia do Esporte, professor Afonso Machado, afirmou em entrevista ao programa Conexão Senado, da Rádio Senado, que a lei é bem-vinda. Afonso, entretanto, considera que o ideal seria todos perceberem a importância do acompanhamento psicológico constante no esporte. 

(AFONSO): Quando vejo o acompanhamento continuado, gostaria de deixar claro também que é necessário que se entenda que a temporada de trabalho de psicologia do esporte se inicia com o trabalho físico. Então se a temporada de uma equipe começar em março, físico, fisiológico, técnico, o trabalho psicológico também tem que começar em março. 

(REP): A legislação atual diz que apenas os clubes formadores de atletas são obrigados a ter um psicólogo, e não os que contratam.
11/06/2014, 11h57 - ATUALIZADO EM 11/06/2014, 11h57
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00