Secretários estaduais pedem votação de PLs para acabar com impunidade — Rádio Senado

Secretários estaduais pedem votação de PLs para acabar com impunidade

LOC: OS SECRETÁRIOS ESTADUAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA PEDEM AO SENADO A VOTAÇÃO DE PROJETOS PARA ACABAR COM A IMPUNIDADE. 

LOC: E O SENADO VAI DEBATER O ASSUNTO EM UMA SESSÃO TEMÁTICA MARCADA PARA 15 DE JULHO ANTES DA APROVAÇÃO DO NOVO CÓDIGO PENAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Os secretários de Segurança Pública do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais entregaram aos presidentes do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, e da Câmara, deputado Henrique Alves, do PMDB do Rio Grande do Norte, uma lista com sugestões de projetos que reduzam a sensação de impunidade e combatam a criminalidade. Entre elas estão o aumento da pena para alguns crimes para garantir o seu efetivo cumprimento, como nos casos de roubo qualificado ou com lesão corporal grave, de receptação e de explosão de caixas eletrônicos. Eles lembraram que o rigor maior da pena impedirá a concessão de benefícios, como a mudança de regime. Os secretários também defendem o aumento de 3 para 8 anos do tempo de internação de menores de idade que tenham cometido crimes hediondos. O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, espera que o Senado aprove algumas propostas. 

(José Mariano Beltrame) Trouxemos para esta Casa uma série de sugestões para serem discutidas porque essas 20 medidas que estão aqui não são a solução do problema. Mas temos que tirar o foco que segurança pública é política e só polícia. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Vital do Rêgo, da Paraíba, antecipou que algumas propostas poderão ser incluídas na Reforma do Código Penal. 

(Vital do Rêgo) Elas todas servirão de registro para o acompanhamento do trabalho que a Comissão de Constituição e Justiça vem fazendo para num prazo mínimo apreciar a atualização do Código Penal. Todas essas matérias estarão como substrato para que o Código Penal possa ser tão atualizado quanto a necessidade da população. 

(Repórter) Em resposta aos secretários, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, convocou para o dia 15 de julho uma sessão no Plenário destinada a discutir a política de segurança pública.
04/06/2014, 07h37 - ATUALIZADO EM 04/06/2014, 07h37
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00