Cartilha informa direitos de trabalhadores com deficiência — Rádio Senado

Cartilha informa direitos de trabalhadores com deficiência

LOC: AS PESSOAS COM DEFICIENCIA COGNITIVA TêM MAIS UMA FONTE DE ACESSO AOS SEUS DIREITOS.

LOC: UMA CARTILHA COM LINGUAGEM DE FÁCIL ACESSO, ESCRITA POR JOVENS COM SINDROME DE DOWN FOI LANÇADA HOJE NO SENADO. OS DETALHES COM A REPORTER ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: A comissão de direitos humanos e legislação participativa e a comissão de assuntos sociais reuniram representantes da secretaria de direitos humanos e dos movimentos de pessoas com deficiência para o lançamento de um material acessível sobre os direitos trabalhistas. A iniciativa foi do Ministério Público do Trabalho em parceria com os movimentos organizados que defendem os direitos das pessoas com deficiência. O material traduz em linguagem simples os direitos e deveres dos trabalhadores e as leis que protegem o trabalhador com deficiência. Para a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, presidente da Comissão de Direitos Humanos, a iniciativa precisa ser conhecida por todos os brasileiros. 

(Ana Rita) “É um programa importantíssimo que deve ser de conhecimento de todas as pessoas. Independente de terem algum tipo de deficiência. Merece ser conhecido e divulgado para que todas as pessoas possam acessar”

(Repórter) O senador Lindbergh Faria, do PT do Rio de Janeiro, e presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, destacou que o lançamento do material adaptado vai dar mais autonomia às pessoas com deficiência. 

(Lindbergh) Quero parabenizar. Os senhores estão criando algo, talvez não tenham dimensão, criando algo muito importante para a luta das pessoas com deficiência no país. 

(Repórter) A adaptação da legislação do trabalho foi feita com o auxílio de jovens com síndrome de Down e de organizações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual. O objetivo é facilitar a compreensão do conteúdo dos textos, com linguagem clara, frases curtas, uso de palavras simples e a aplicação de legendas, imagens e fotografias. O material está disponível no site www.pcdlegal.com.br, que também disponibiliza material acessível para pessoas com deficiência auditiva e visual.
03/06/2014, 01h24 - ATUALIZADO EM 03/06/2014, 01h24
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00