Lei que oficializa o "Hino da Negritude" é publicada — Rádio Senado

Lei que oficializa o "Hino da Negritude" é publicada

LOC: OS NEGROS AGORA TEM UM HINO DEDICADO A ELES. A LEI QUE OFICIALIZA O “HINO DA NEGRITUDE” FOI PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. 

LOC: O PROJETO QUE DEU ORIGEM A LEI FOI APROVADO EM 2013 NO SENADO E TEVE A RELATORIA DO SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) Foi publicada no Diário Oficial da União a Lei Número 12.981 de 2014, que oficializa o Hino da Negritude. A letra composta pelo professor Eduardo Oliveira, que morreu em 2012, agora deve ser cantada em todos os eventos com a participação de negros. O Projeto de Lei Complementar foi aprovado no ano passado pelo Senado. O relator da matéria foi o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. O senador disse que o hino é um resgate da história brasileira. 

(Paulo Paim) “Esse hino conta a história de um povo que apesar da opressão sempre lutou, resistiu, fundou os quilombos, até que conquistou a liberdade. Esse é um hino que fica pra história”. 

(Repórter) Paim lamentou o fato dos brasileiros negros ainda sofrerem com o preconceito e o racismo. Ele destacou o trabalho do Senado na elaboração de projetos que defendam essa parcela da população, mas ressaltou que o melhor é acabar com qualquer forma de discriminação racial. 

(Paulo Paim) “Se nós não tivéssemos, infelizmente, preconceito, no Brasil e no mundo, não precisava tantos movimentos como estamos fazendo. Não só nós aqui no Brasil, em outros países também cresce essa luta permanente contra todo o tipo de preconceito”. 

(Repórter) A canção composta por Eduardo Oliveira conta em versos a trajetória dos negros desde o período colonial, quando estes eram escravizados. O Projeto que deu origem à lei é de autoria do deputado Vicentinho, do PT de São Paulo.
29/05/2014, 05h39 - ATUALIZADO EM 29/05/2014, 05h39
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00