CAS discute qualidade de vida de pessoas que sofrem com doença de Huntington — Rádio Senado

CAS discute qualidade de vida de pessoas que sofrem com doença de Huntington

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS PARTICIPA DE GRUPO QUE TEM O OBJETIVO DE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE QUEM SOFRE DA "DOENÇA DE HUNTINGTON". 

LOC: O ASSUNTO FOI DISCUTIDO NESTA QUINTA-FEIRA NA COMISSÃO. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: A partir de uma iniciativa do presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Waldemir Moka do PMDB do Mato Grosso do Sul, foi formado um Grupo de Trabalho reunindo os Ministérios da Saúde, do Trabalho e da Previdência, além do Ministério Público, para melhorar a legislação objetivando o incremento da qualidade de vida das dezenas de milhares de brasileiros que sofrem da "Doença de Huntington". A doença é um grave distúrbio neurológico que provoca movimentos corporais anormais, afeta as habilidades mentais, altera a personalidade e não tem cura. Os sintomas podem ser diminuídos através de remédios, que são muito caros. A doença também prejudica a mastigação e a deglutição de alimentos, provoca depressão e falhas na memória, entre outras conseqüências. O Grupo de Trabalho, que já se reúne a partir da semana que vem no gabinete do senador Waldemir Moka, quer incluir a Doença de Huntington na lista das doenças raras, o que tornará mais fácil o acesso gratuito a medicamentos e tratamento, e também que os portadores tenham acesso ao "BPC", aumentando a aposentadoria. Outro objetivo é fazer com que os peritos do INSS sejam melhor treinados na identificação da doença, pois muitos dos atingidos não são reconhecidos durante estas perícias. Waldemir Moka falou sobre a iniciativa durante a Audiência que discutiu o assunto. 

(WALDEMIR MOKA): Que a gente saísse daqui com este Grupo, Ministério da Saúde, da Previdência, Ministério do Trabalho, do Ministério Público, começar por esta questão da Lista, eu acho que isto é fundamental. 

(REPÓRTER): O representante do Ministério da Previdência, Rogério Nagamine, garantiu que as alterações na legislação podem ser feitas através de Portarias editadas pelos Ministérios.
29/05/2014, 01h51 - ATUALIZADO EM 29/05/2014, 01h51
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00