Subcomissão cobra incentivos para implantação da logística reversa — Rádio Senado

Subcomissão cobra incentivos para implantação da logística reversa

LOC: A SUBCOMISSÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COBRA INCENTIVOS FISCAIS CLAROS DO GOVERNO PARA A IMPLANTAÇÃO TOTAL DA “LOGÍSTICA REVERSA” NO BRASIL. 

LOC: ISSO PORQUE O DECRETO QUE REGULAMENTA A “POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS” JÁ PREVÊ OS INCENTIVOS, MAS É VAGO QUANTO À DEFINIÇÃO DELES. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: A Subcomissão de Resíduos Sólidos promoveu mais uma Audiência, que contou com representantes do Governo e da área privada, com o objetivo de discutir incentivos fiscais visando o crescimento das ações de logística reversa, ou seja, a reciclagem e reutilização de materiais descartados. Isso porque pela “Política Nacional de Resíduos Sólidos” os comerciantes e fabricantes passam a ter a responsabilidade compartilhada de dar uma destinação no descarte de pneus, eletro-eletrônicos e uma série de outros produtos. A discussão teve como foco a adoção de medidas efetivas por parte do Governo, como a abertura de linhas de crédito por exemplo, como cobrou o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará. 

(FLEXA RIBEIRO): A sociedade não está preparada para pagar um custo maior para ter um benefício mais à frente. É preciso que haja um incentivo do Governo para que esta política seja implementada e com o tempo, ela seja absorvida pela sociedade. Então é preciso que haja um esforço do Governo para isso, e me parece que este esforço não está acompanhando. 

(REPÓRTER): Por outro lado o representante da Receita Federal, Marcos Tapajós, cobrou propostas concretas, setor por setor, tanto por parte da área privada quanto do próprio Congresso. Ele garante que a Receita está aberta para o diálogo, mas que as negociações são, por natureza, complexas. 

(MARCOS TAPAJÓS): As medidas tributárias vão nascer, e parece que precisam nascer, é necessário que a gente sente na mesa e conheça exatamente a situação. Porque só conhecendo a situação a gente consegue saber o que incide, da forma como incide, quanto incide e como que se retira, pra saber como aquele fato pode ser desonerado. 

(REPÓRTER): A representante da Confederação Nacional do Comércio, Cristiane Soares, deixou claro que sem incentivos, a implantação da logística pode resultar em inflação e desemprego em diversos setores.
28/05/2014, 12h23 - ATUALIZADO EM 28/05/2014, 12h23
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00