Comissão debate exclusividade da profissão de turismólogo apenas para bacharéis — Rádio Senado

Comissão debate exclusividade da profissão de turismólogo apenas para bacharéis

LOC: A EXCLUSIVIDADE DA PROFISSÃO DE TURISMÓLOGO APENAS PARA BACHAREIS FORMADOS NA ÁREA FOI UM DOS PONTOS DEFENDIDOS NA AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA DA CÂMARA E DO SENADO, NESSA QUARTA-FEIRA.

LOC: REPRESENTANTES DE CURSOS DE TURISMO, PROFISSIONAIS DA ÁREA, DEPUTADOS E SENADORES DEFENDERAM A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI.

(Repórter) A necessidade de que os profissionais da área de Turismo sejam bacharéis formados de nível superior foi o centro das discussões na audiência pública conjunta das Comissões de Turismo da Câmara e do Senado. O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo da Câmara, deputado Renato Molling, do PP gaúcho, explicou a questão.
 
(Renato Molling) O que se viu na audiência pública praticamente foi todos tratando da qualificação, né, da necessidade de capacitação para os profissionais dessa área de turismo, especialmente o turismólogo.

(Repórter) O senador Inácio Arruda, do PCdo B do Ceará, lembrou a influência dos profissionais formados em Turismo pela Universidade do Ceará. Para ele, a regulamentação da profissão está atrasada.

(Inácio Arruda) Eu tenho a opinião que nós estamos atrasados na regulamentação profissional, que é o reconhecimento desses profissionais. Eu tive a sorte que me graduei em eletrotécnica junto com os amigos do curso de turismo ao meu lado, mostrando já há 35 anos atrás o potencial do Brasil nessa área.

(Repórter) Também participaram como convidados a professora Tânia Omena, presidente do Fórum de Cursos Superiores de Turismo; Kelly Lima Teixeira, da Confederação Nacional do Comércio; Elzário Pereira Júnior, presidente da ABBTUR e Jun Alex Yamamoto, do ministério do Turismo.
21/05/2014, 08h00 - ATUALIZADO EM 21/05/2014, 08h00
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00