Telefonia brasileira está pronta para Copa do Mundo, afirmam operadoras — Rádio Senado

Telefonia brasileira está pronta para Copa do Mundo, afirmam operadoras

LOC: AS OPERADORAS DE TELEFONIA MÓVEL NO PAÍS ESTÃO PREPARADAS PARA ATENDER À MAIOR DEMANDA DURANTE A COPA DO MUNDO, INCLUSIVE COM TECNOLOGIA 4G - MAS EXISTEM DIFICULDADES NOS AEROPORTOS E ESTÁDIOS CUJAS OBRAS FORAM ENTREGUES RECENTEMENTE OU AINDA NÃO FORAM CONCLUÍDAS.

LOC: FOI O QUE AFIRMARAM OS PRESIDENTES DAS EMPRESAS DE TELEFONIA, QUE SE REUNIRAM EM AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA DE TRÊS COMISSÕES DO SENADO. OS SENADORES QUESTIONARAM A QUALIDADE E O PREÇO DOS SERVIÇOS. REPÓRTER NARA FERREIRA:

TÉC: Os senadores presentes à audiência pública das Comissões de Ciência e Tecnologia, de Infraestrutura e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle reclamaram da baixa qualidade dos serviços de telefonia móvel e banda larga, do alto preço e da falta de cobertura em muitas áreas no país. Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, que presidiu o debate, disse que no interior há populações sem nenhum acesso a celular ou Internet. 

(AMORIM) É lamentável num país como o nosso não se tenha a exigência legal de que a cobertura seja ampla.

(REPÓRTER) Jorge Viana, do PT do Acre, também autor do pedido para a audiência, destacou que é preciso melhorar o serviço não somente durante a Copa, mas no dia a dia.

(JORGE VIANA) Que especialmente o cidadão possa ter um serviço com o preço adequado, uma relação custo benefício que seja adequada para um bom uso de tecnologia, e que não venha comprometer a renda do cidadão brasileiro com um serviço que hoje está sendo questionado por sua qualidade.

(REPÓRTER) O presidente da TIM, Rodrigo Abreu, afirmou que os índices de reclamações são altos porque se trata do setor com mais usuários.

(RODRIGO ABREU) temos aqui sempre um destaque negativo em relação ao número de reclamações de usuários, seja na Anatel ou no Procon, mas esses índices quando analisados de forma relativa, percentual, são índices relativamente baixos.

(REPÓRTER) Os empresários afirmaram que todas as operadoras estão preparadas para atender à maior demanda na Copa do Mundo, com acordos de Roaming e 4D firmados com diversos países. O presidente da Vivo, Antônio Valente, reconheceu que as empresas terão dificuldades em aeroportos e estádios onde a infraestrutura está atrasada ou não foi concluída.

(ANTONIO) No caso dos estádios do Paraná e de São Paulo estamos vendo dificuldades na realização dos testes de ajustes do sistema, exatamente em função dos prazos de entrega dessas salas, e nesses casos, possivelmente a gente não terá o tempo necessário para fazer os ajustes.

(REPÓRTER) José Eduardo Levi, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia, informou que 91 por cento da população têm acesso a banda larga 3G, e 105 municípios têm cobertura de quarta geração, ou 4G, incluindo todas as cidades sede da copa do mundo. Para ele, é preciso desmistificar a ideia de que o Brasil é um país de telefonia cara.

O brasileiro gasta em média 19 reais e 50 cerntavos por mês com celular, pelos dados do IBGE. O Brasil tem o quarto preço mais barato de telefonia móvel pré-paga entre 18 países listados.

(REPÓRTER) Segundo Levy, as empresas implantaram 8 mil antenas nos últimos dois anos para atender à crescente demanda de telefonia móvel no País.
20/05/2014, 02h01 - ATUALIZADO EM 20/05/2014, 02h01
Duração de áudio: 02:42
Ao vivo
00:0000:00