Comissão debate impactos da exploração de minério em diversas regiões do país — Rádio Senado

Comissão debate impactos da exploração de minério em diversas regiões do país

LOC: UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA DEBATEU NESTA TERÇA-FEIRA OS PADRÕES DE EMISSÃO DE POLUENTES NO BRASIL E OS IMPACTOS DA SIDERURGIA À PROTEÇÃO DAS COMUNIDADES.

LOC: REPRESENTANTES DE MOVIMENTOS SOCIAIS DENUNCIARAM A VIOLAÇÃO DE DIREITOS TRABALHISTAS POR PARTE DE MINERADORAS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.

(Repórter) Os impactos da exploração de minério em diversas regiões do país foi o tema de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Representantes do Movimento Sem Terra, MST, e de movimentos sociais ligados a comunidades em áreas de exploração de minério participaram da audiência. O representante do MST, João Pedro Stédile, acusou as mineradoras de espionar funcionários.

(João Pedro) Um ex-funcionário da vale denunciou as práticas ilegais da vale de fazer espionagem contra seus próprios funcionários, contra movimentos sociais e contra todos que ela acha que podem prejudicar as suas taxas de lucro.

(Repórter) Funcionários de siderúrgicas no estado do Pará reclamaram das condições de trabalho oferecidas pelas empresas. Durval Ângelo, deputado estadual de Minas Gerais disse que as violações também atingem o estado. Segundo Durval foram identificados trabalhadores atuando em jornadas superiores a permitida pela a lei.

(Durval Ângelo) Foram constatados trabalho escravo na obra direta da próprio Anglo American, nordestinos submetidos a 18 horas, 17 horas de trabalho em maquinário pesado. Interessante que a Anglo Amerciam pediu autorização a delegacia regional do trabalho para a ampliação da jornada e essa autorização foi negada. 

(Repórter) O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, defendeu a aprovação de um código de mineração que atenda os interesses da população.
 
(Randolfe Rodrigues) Estão querendo aprovar código de mineração aqui no Congresso só interessado no lucro das minerados, não estão colocando um ingrediente fundamental, alias a quem se destina, são os humanos. 

(Repórter) Também participaram do encontro representantes da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB.
20/05/2014, 07h27 - ATUALIZADO EM 20/05/2014, 07h27
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00