Oposição desiste de vez da CPI da Petrobras exclusiva do Senado — Rádio Senado

Oposição desiste de vez da CPI da Petrobras exclusiva do Senado

LOC: A OPOSIÇÃO DESISTE DE VEZ DA CPI DA PETROBRAS EXCLUSIVA DO SENADO.

LOC: NESTA TERÇA-FEIRA, A COMISSÃO VAI OUVIR O EX-PRESIDENTE DA ESTATAL, SÉRGIO GABRIELLI. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

TÉC: O único representante da oposição na CPI da Petrobras exclusiva do Senado, senador Cyro Miranda do PSDB de Goiás, anunciou que não vai mais participar dos trabalhos da Comissão. Ele argumentou que a base aliada aprovou um roteiro para não investigar de fato as denúncias de superfaturamento na compra de refinarias, de pagamento de propina por empresa estrangeira para o fechamento de contratos e de falta de segurança em plataformas. Ele citou a negativa dos governistas à convocação do ex-presidente Lula, já que as suspeitas ocorreram na gestão dele. Cyro Miranda antecipou que seria derrotado também na tentativa de ouvir o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava-Jato da Polícia Federal, junto com o doleiro Alberto Youssef, que também seria convocado, além do deputado André Vargas sem partido de São Paulo. Ele destacou que a oposição vai apostar mesmo na CPI Mista com a participação de deputados.

(Cyro)

REPÓRTER: O senador Humberto Costa do PT de Pernambuco ressaltou que as investigações da CPI da Petrobras vão continuar apesar da ausência da oposição. Ele voltou a criticar o PSDB e o DEM pela manobra ao afirmar que os oposicionistas buscam um palanque eleitoral.

(Humberto)

REPÓRTER: Na terça-feira, a CPI vai ouvir o ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, sobre a compra de Pasadena no Texas. A estatal pagou US$ 1 bilhão e 250 milhões pela refinaria, que teria custado inicialmente US$ 360 milhões. Na quinta, a CPI vai ouvir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, que recomendou em um parecer a compra de Pasadena. No dia 27, será a vez de a presidente da Petrobras, Graça Foster, falar sobre o negócio, que, pelos prejuízos, motivou a criação da CPI.
19/05/2014, 01h48 - ATUALIZADO EM 19/05/2014, 01h48
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00