Senadores criticam mudança de local da Embrapa Cerrados — Rádio Senado

Senadores criticam mudança de local da Embrapa Cerrados

LOC: SENADORES CRITICAM A POSSÍVEL RETIRADA DA EMBRAPA CERRADOS DO LUGAR ONDE FUNCIONA HÁ QUASE QUARENTA ANOS. 

LOC: O ASSUNTO FOI DEBATIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. O GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL CONFIRMOU QUE PRETENDE CONSTRUIR UM CONJUNTO HABITACIONAL NA ÁREA EM PLANALTINA. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: O Governo do Distrito Federal, que é o dono da terra, confirmou que pretende utilizar 10 por cento da área de 90 hectares localizada em Planaltina, no Distrito Federal, onde funciona há cerca de 40 anos a Embrapa Cerrados. O objetivo é construir cerca de cinco mil apartamentos para o programa Minha Casa, Minha Vida. O representante da Secretaria de Habitação, Paulo Valério, lembrou que em 2009 a Câmara Legislativa do DF classificou o local como área urbana. E justificou que a medida tem finalidade social 

(Paulo) E a oportunidade de atacar frontalmente a desigualdade e existe na cidade do DF e de dar a oportunidade para a baixa renda de ter acesso a seu direito inalienável, que a ONU determina como direito humano, que é o direito à habitação. 

(REPÓRTER) Os representantes da Embrapa Cerrado explicaram que a instituição desenvolveu pesquisas com inúmeros benefícios para a agropecuária e o meio ambiente. Entre elas, uma tecnologia para o plantio de soja que representa uma economia de 11 bilhões de reais por ano para o setor. A pesquisadora Ieda Nunes lembrou que a produção científica reconhecida internacionalmente beneficiou a população ao aumentar a oferta e baratear o preço dos alimentos. E se emocionou com a possibilidade de retirada do terreno. 

(Ieda) E esta tecnologia chega ao bolso da população brasileira. A perda desta área pode se tornar o início do fim da Embrapa Cerrado. 

(REPÓRTER) Durante a audiência, os senadores se manifestaram contra a pretensão do GDF de desalojar a Embrapa Cerrados, como explicou Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal. 

(Rodrigo) Para evitar esta medida que trará um prejuízo irreparável para a ciência e a tecnologia brasileira. 

(REPÓRTER) O senador Rubens Figueiró, do PSDB de Mato Grosso do Sul, fez um apelo para que a iniciativa seja revista. 

(Figueiró) Não destrua a Embrapa. A Embrapa hoje é a excelência do desenvolvimento econômico e tecnológico do país. 

(REPÓRTER) Para solucionar o impasse, os senadores defenderam que o GDF deveria buscar outras áreas para a construção de novas moradias.
15/05/2014, 01h29 - ATUALIZADO EM 15/05/2014, 01h29
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00