CE debate a gestão democrática dos institutos de educação tecnológica — Rádio Senado

CE debate a gestão democrática dos institutos de educação tecnológica

LOC: A GESTÃO DEMOCRÁTICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO.

LOC: OS SENADORES SE REUNIRAM COM REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA. REPORTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) Os trabalhadores relataram que os servidores sindicalizados das instituições de diversos estados sofrem com assédio moral e encontram dificuldades em participar dos processos de eleição de reitores e diretores. A coordenadora nacional do sindicato dos servidores federais da educação básica, profissional e tecnológica, Samanta Lopes, explicou que a situação vivida pelos trabalhadores é contraditória.
 
(Samanta Lopes) Como poderemos nós, trabalhadores das instituições federais de ensino, sermos agentes do principio democrático se não somos tratamos sob a perspectiva democrática seja por gestores pelos órgãos o qual estamos vinculados seja pelo ministério da educação?

(Repórter) O representante do ministério da educação Oiti José de Paula, do Ministério da Educação, explicou que a gestão democrática já é uma realidade na maioria das instituições.
 
(Oiti José de Paula) Existe uma participação efetiva da comunidade tanto no planejamento das ações rotineiras e decisões dos caminhos que as instituições vão tomar, como na construção de documentos.
 
(Repórter) O diretor de expansão da rede de educação tecnológica afirmou que os casos pontuais serão analisados individualmente. Para o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, a reunião ajuda a tornar o problema conhecido.

(Paulo Paim) O papel de uma audiência pública não é resolver o problema. É dar visibilidade ao problema e a partir daí dar os encaminhamentos possíveis para aí sim buscar a solução.
 
(Repórter) Os servidores administrativos dos institutos federais e das universidades federais estão em greve desde o dia 21 de abril. Um dos encaminhamentos propostos na audiência pública será um pedido para a retomada de negociações com o ministério da educação.
14/05/2014, 02h28 - ATUALIZADO EM 14/05/2014, 02h28
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00