Comissões debatem disputa entre Brasil e EUA pelo mercado de algodão — Rádio Senado

Comissões debatem disputa entre Brasil e EUA pelo mercado de algodão

LOC: A DISPUTA ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS PELO MERCADO DO ALGODÃO FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA DAS COMISSÕES DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA E DE RELAÇÕES EXTERIORES.  

LOC: OS SENADORES QUEREM APROVEITAR REUNIÃO DA CÚPULA DO “BRICS” EM JULHO, EM FORTALEZA, PARA LEVAR UMA POSIÇÃO DO CONGRESSO BRASILEIRO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) O Brasil questionou na Organização Mundial do Comércio os incentivos oferecidos aos produtores de algodão dos Estados Unidos. A queixa era de que os subsídios feriam as leis do livre comércio. Após oito anos, a OMC decidiu em favor do Brasil. Representantes de produtores de algodão e do governo explicaram aos senadores como estão as negociações entre os dois países em torno dessa disputa. Enio Cordeiro, do Ministério das Relações Exteriores, explicou que Brasil e Estados Unidos fizeram um acordo que asseguraria o pagamento de 147 milhões de dólares anuais ao Instituto Brasileiro do Algodão. Em setembro, quando 500 milhões já haviam sido pagos, os norte-americanos alegaram cortes orçamentários e deixaram de repassar o dinheiro ao fundo do algodão. Gilson Pinesso, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, reclamou também que a nova lei agrícola dos Estados Unidos, aprovada no início de fevereiro, não eliminou os subsídios. O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço, senador do PMDB do Espírito Santo, afirmou que o assunto deve continuar a merecer destaque no Congresso Nacional. Ele propôs que o Senado faça novos debates em torno de assunto a fim de apresentar em julho, durante encontro do Brics, em Fortaleza, uma posição oficial sobre a disputa em torno do algodão envolvendo Brasil e Estados Unidos. 

(Ricardo Ferraço) Tirar uma posição e já levar para essa reunião dos Brics em Fortaleza, através de uma comissão que poderemos constituir aqui no senado, já que teremos Brasil, Rússia, China, Índia, então este assunto da nova lei norte-americana, tem tudo a ver não apenas com a cultura do algodão mas tem a ver com o próprio futuro da agricultura brasileira e mundial. 

(Repórter) O encontro da Cúpula do Brics acontecerá nos dias 15 e 16 de julho, em Fortaleza, dois dias após a final da Copa do Mundo. O Brics reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 
08/05/2014, 08h46 - ATUALIZADO EM 08/05/2014, 08h46
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00