Renan convoca sessão do Congresso para instalar CPI Mista da Petrobras — Rádio Senado

Renan convoca sessão do Congresso para instalar CPI Mista da Petrobras

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO CONVOCOU UMA SESSÃO DO CONGRESSO NACIONAL PARA INSTALAR A CPI MISTA DA PETROBRAS. 

LOC: A OPOSIÇÃO QUER A INVESTIGAÇÃO COM A PARTICIPAÇÃO DOS DEPUTADOS, ENQUANTO O PT VAI BRIGAR PELA COMISSÃO EXCLUSIVA DO SENADO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, antecipou para esta quarta-feira a sessão do Congresso Nacional para instalar a CPI Mista da Petrobras. Diante de requerimento de uma exclusiva para investigar a estatal e de outro que inclui supostas irregularidades nos governos de São Paulo e de Pernambuco, Renan pedirá à Comissão de Constituição e Justiça do Senado para decidir qual CPI Mista deve prevalecer. Mas, baseado na decisão do Supremo Tribunal Federal de uma CPI exclusiva da Petrobras, o presidente do Senado vai solicitar aos líderes a indicação dos 33 integrantes da CPI Mista. Renan Calheiros antecipou que não decidirá qual CPI prevalecerá: a CPI do Senado ou a Mista, com a participação de deputados. 

(Renan Calheiros) Vamos ter tantas CPIs quantos requerimentos tiverem. Mas não cabe ao presidente do Senado definir qual CPI vai funcionar, que vai investigar. 

(Repórter) A oposição não fará indicações para a CPI do Senado a fim de priorizar a CPI Mista da Petrobras. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, de Minas Gerais, minimizou a manobra da base aliada de não apresentar os nomes para a CPI Mista. 

(Aécio Neves) Se no prazo de 3 sessões ordinárias da Câmara dos Deputados não houver a indicação de membros por parte da base, o próprio presidente Renan Calheiros fará a indicação. Não tem sentido na nossa avaliação termos 2 CPIs. 

(Repórter) Segundo o líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, se a oposição não indicar os nomes até esta quarta-feira, o presidente do Senado vai apresentá-los. 

(Humberto Costa) A decisão do Supremo trata da CPI do Senado. Essa decisão precisa ser cumprida. Vamos cobrar do presidente do Senado a imediata indicação dos nomes dos integrantes da CPI do Senado. 

(Repórter) As duas CPIs poderão ser instaladas na próxima semana.
06/05/2014, 07h05 - ATUALIZADO EM 06/05/2014, 07h05
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00