Comissão de Infraestrutura promove audiência em Fortaleza — Rádio Senado

Comissão de Infraestrutura promove audiência em Fortaleza

LOC: DENTRO DO CICLO SOBRE DESAFIOS DA REFORMA URBANA, A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO PROMOVEU AUDIÊNCIA PÚBLICA EM FORTALEZA NESTA QUARTA-FEIRA.
 
LOC: SEGUNDO O SENADOR INÁCIO ARRUDA, DO PC DO B DO CEARÁ, O EVENTO FOI MARCADO PELA DEFESA DE INVESTIMENTOS EM TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE E PELA CRÍTICA AOS INCENTIVOS À INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) Presidida pelo senador Inácio Arruda, do PCdoB cearense, a Subcomissão Permanente de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano do Senado promoveu um encontro em Fortaleza para debater os desafios da reforma urbana. Inácio Arruda comentou que uma das principais críticas da população foi em relação aos incentivos à indústria automobilística.

(Inácio Arruda) O tema mais aceso do debate e tem sido assim nas outras cidades, tem sido o tem a da mobilidade urbana. Por que a população tá considerado um equívoco o governo incentivar permanentemente a compra do automóvel. Ninguém ficou contra as pessoas terem o seu automóvel. Todo mundo acha que todo mundo tem direito a ter o seu automóvel. O problema é que o incentivo, principalmente pelos instrumentos tributários deve ser dado ao transporte público massivo. 

(Repórter) Inácio Arruda ressaltou ainda que, assim como na audiência pública em Porto alegre, a população cobrou transporte público de qualidade. E ainda reclamou do excesso de automóveis nas ruas e do tempo gasto no deslocamento para o trabalho e estudo.

(Inácio Arruda) E eles querem qualidade Fortaleza está exigindo muita qualidade.. Em Porto alegre tivemos essa mesma discussão sobre a qualidade do serviço do transporte público e o limite dos metrôs.Os metrôs construídos são com linhas pequenas praticamente, no nosso caso em fortaleza é uma única linha que nós temos operando atualmente. As novas linhas estão em construção e eles querem ampliar as linhas de metrô. Eles querem que os projetos novos sejam feitos com linhas de qualidade, estações de qualidade, por que eles são gente humilde, mas são seres humanos. 

(Repórter) O encontro em Fortaleza faz parte de um ciclo sobre os desafios da reforma urbana promovido pela Comissão de Infraestrutura. As próximas reuniões serão em Goiânia, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
30/04/2014, 08h39 - ATUALIZADO EM 30/04/2014, 08h39
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00